Mundo

Parlamentar alemão se encontra com Snowden

Hans-Christian Stroebele disse que que o ex-agente estava disposto a contribuir com as investigações sobre o suposto grampeamento do celular de Merkel

Parlamentar alemão Hans-Christian Stroebele com o ex-agente da NSA Edward Snowden após reunião em Moscou, na Rússia (Divulgação via Reuters)

Parlamentar alemão Hans-Christian Stroebele com o ex-agente da NSA Edward Snowden após reunião em Moscou, na Rússia (Divulgação via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2013 às 19h35.

Berlim - O parlamentar alemão Hans-Christian Stroebele disse que se reuniu com Edward Snowden em Moscou nesta quinta-feira e que o ex-funcionário de espionagem dos Estados Unidos estava disposto a contribuir com as investigações da Alemanha sobre o suposto grampeamento do celular da chanceler Angela Merkel.

Stroebele, do partido opositor Verdes, disse à emissora alemã ARD que estava claro que Snowden "sabia muito" e que ele compartilharia os detalhes do encontro, inclusive uma carta de Snowden ao governo alemão, na sexta-feira.

O parlamentar publicou uma foto no Twitter ao lado de Swnoden, ex-agente da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) que vazou detalhes dos programas secretos de vigilância de Internet e telefone dos Estados Unidos, e a emissora transmitiu imagens dos dois se cumprimentando em uma sala.

"Ele deixou claro que sabe muito e que assim que a Agência de Segurança Nacional bloquear as investigações ... ele está essencialmente preparado para vir à Alemanha e dar seu testemunho, mas as condições devem ser discutidas", disse Stroebele.

A chanceler alemã, Angela Merkel, enviou seus principais assessores de assuntos externos e de inteligência a Washington nesta semana para questionar autoridades dos EUA sobre alegações de que o telefone celular dela havia sido grampeado pela NSA, o que provocou indignação na Alemanha.

Snowden é considerado fugitivo pelos EUA, que o acusam, entre outras coisas, de espionagem. Ele ganhou asilo temporária na Rússia em agosto.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEdward SnowdenEspionagemEuropaPaíses ricos

Mais de Mundo

Trump assina ordens impondo tarifas de 25% para México e Canadá e 10% para a China

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado