Mundo

Paris identifica segundo francês envolvido em decapitações

Serviço de inteligência identificou segundo francês que se alistou no Estado Islâmico e aparece em vídeo de execuções


	Bandeira do Estado Islâmico é fincada no Iraque
 (Jm Lopez/AFP)

Bandeira do Estado Islâmico é fincada no Iraque (Jm Lopez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2014 às 07h43.

Paris - O serviço de inteligência da França identificou nesta quarta-feira um segundo francês que se alistou no Estado Islâmico (EI) e aparece no vídeo da execução de 18 prisioneiros sírios e um trabalhador humanitário americano divulgado no domingo pelo grupo jihadista, segundo o canal "France 2".

A emissora afirmou que o cidadão francês é Michael Dos Santos, um jovem de 22 anos da cidade de Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris.

Ainda não existe confirmação oficial e o presidente da França, François Hollande, limitou-se a dizer durante uma viagem à Austrália que havia dois franceses nas imagens e que as autoridades estavam trabalhando para identificar o segundo.

O primeiro deles é Maxime Hauchard, também de 22 anos e natural de Rouen. O jovem teria se convertido ao islamismo aos 17 anos e entre outubro de 2012 e maio de 2013 fez duas viagens à Mauritânia, onde entrou em contato com grupos islamitas do país.

No entanto, Hauchard voltou decepcionado para a França porque não os considerou suficientemente radicais, segundo o procurador-geral de Paris, François Molins.

Em agosto deste ano, Hauchard viajou para a Síria através de Istambul com supostos fins humanitários e a intenção oculta de alistar-se no Estado Islâmico.

Um terceiro envolvido, detido em Paris, foi acusado de cumplicidade.

As autoridades francesas investigam 1.132 franceses relacionados com organizações terroristas jihadistas e que foram para a Síria e Iraque.

O porta-voz do governo, Stéphane Le Foll, declarou hoje para a "BFM TV" que a "França vai reforçar sua segurança para combater o Estado Islâmico".

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEuropaFrançaIslamismoPaíses ricos

Mais de Mundo

Trump classifica a agência de notícias Associated Press como 'organização de esquerda radical'

Às vésperas de se reunir com Trump em Washington, Macron conversa com Zelensky sobre guerra

Senado confirma Kash Patel, apoiador de Trump, como diretor do FBI

Em vitória para Milei, Senado da Argentina suspende primárias para eleições legislativas de outubro