Mundo

Paris fechará suas ruas para carros por um dia inteiro

Pedestres e ciclistas poderão circular livremente pelos espaços antes tomados por veículos


	Paris: cidade palco da COP21 quer dar o exemplo na luta contra a poluição e multiplicar ações semelhantes.
 (Thinckstock)

Paris: cidade palco da COP21 quer dar o exemplo na luta contra a poluição e multiplicar ações semelhantes. (Thinckstock)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 25 de agosto de 2015 às 12h55.

São Paulo - Já imaginou uma cidade inteira livre do caos, barulho e poluição provocados pelo trânsito? Pois Paris ficará (quase) assim no dia 27 de Setembro. A cidade luz vai fechar suas principais avenidas para veículos durante um dia inteiro em ação inédita pela mobilidade sustentável.

Nenhum veículo motorizado será autorizado a conduzir pelas ruas, com algumas exceções, como ambulâncias e viaturas policiais. Pedestres e ciclistas poderão circular livremente pelos espaços antes tomados por carros.

"Vamos fazer deste primeiro dia sem carros uma grande festa cívica, de momentos deliciosos", diz a organização do evento. Estão previstos shows, exposições e uma série de outras atividades de entretenimento.

As áreas sem tráfego incluem 11 bairos (do 1º ao 11º arrondissement), e os mais conhecidos pontos tursíticos, como a avenida Champs-Élysées, a Praça da República e de Stalingrado, a Praça da Bastilha e toda área ao redor da Torre Eiffel e do Bosque de Boulogne, entre outros.

A combinação do tráfego intenso com fatores climáticos atípicos tem sido motivo de preocupação na cidade nos último dois anos. Em 2014, a prefeitura chegou a liberar transporte público gratuito para deter os altos níveis de poluição.

Este ano, só no mês de março (que marca o fim do inverno e começo da primavera no país), a cidade precisou implementar mais de três rodízios contra a poluição.

Com a aproximação da conferência internacional sobre as mudanças climáticas, COP21, que acontece em dezembro na capital francesa, Paris quer dar o exemplo na luta contra a poluição e multiplicar ações semelhantes.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEuropaFrançaInfraestruturaMetrópoles globaismobilidade-urbanaParis (França)PoluiçãoSustentabilidadeVeículos

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga