Mundo

Parentes de reféns das Farc querem intermediação do Brasil

Segundo a entidade, a participação brasileira é essencial para as negociações de libertação dos reféns, que foram suspensas na quarta-feira pelas Farc

Apesar do pedido, em várias ocasiões, o presidente Juan Manuel Santos disse que as Farc são uma questão interna da Colômbia (Raul Arboleda/AFP)

Apesar do pedido, em várias ocasiões, o presidente Juan Manuel Santos disse que as Farc são uma questão interna da Colômbia (Raul Arboleda/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2012 às 09h56.

Brasília – As organizações de parentes e amigos de reféns mantidos sob poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) querem que intermediadores do Brasil sejam convidados a participar das negociações entre a guerrilha e o governo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos. Segundo Miriam Lasso, que faz parte de uma das entidades, a participação brasileira é essencial para as negociações de libertação dos reféns.

“A confiança de ambos os lados [das Farc e do governo] está abalada”, disse Miriam Lasso. “Seria muito importante que um país como o Brasil participasse como mediador”, acrescentou. Porém, em várias ocasiões, Santos disse que as Farc são uma questão interna da Colômbia.

Ontem (1º), as Farc anunciaram a suspensão da libertação de seis reféns, cancelando a operação prevista para este mês. Os guerrilheiros disseram que o governo não cumpriu a desmilitarização da área na qual os reféns seriam libertados, por isso a operação foi adiada por tempo indeterminado.

A previsão era libertar Luis Alfonso Beltrán, César Augusto Lasso, José Carlos Duarte, Jorge Trujillo, Humberto Jorge Romero e José Libardo Forero. Todos eles são integrantes das Forças Armadas da Colômbia.

O comunicado das Farc, divulgado ontem, foi dirigido a 11 parlamentares que costumam assumir a mediação das negociações entre a guerrilha e o governo colombiano. Segundo os guerrilheiros, as “intenções do governo, a todo custo, de tentar um resgate militar” poderiam “levar a um resultado trágico”. Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaDados de BrasilDiplomaciaFarcSequestros

Mais de Mundo

Joe Biden deseja sucesso ao papa Leão XIV e que 'Deus o abençoe'

Presidente do Peru agradece Papa Leão XIV por 'mais de 20 anos de serviço' no país

Papa estava de passagem comprada para terceira vinda ao Brasil

Trump quer aumento de impostos para milionários que ganham acima de US$ 2,5 milhões