Mundo

Parceria entre Brasil e França é estratégica, diz Hollande

Ao discursar por cerca de dez minutos Hollande ressaltou as possibilidades de troca entre brasileiros e franceses com a inauguração do colégio no Lago Sul


	François Hollande: presidente da França destacou que as escolas franceses em todo o mundo funcionam como vitrine da cultura francesa e são instituições de excelência
 (Getty Images)

François Hollande: presidente da França destacou que as escolas franceses em todo o mundo funcionam como vitrine da cultura francesa e são instituições de excelência (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 10h49.

Brasília - Em primeiro compromisso oficial no Brasil, na manhã desta quinta-feira (12) o presidente da França, François Hollande visitou as futuras instalações do Colégio Franco-Brasileiro de Brasília, no Lago Sul.

Bem humorado, ele circulou entre os convidados e pousou para fotos com alunos da escola francesa que funciona há 33 anos na Asa Sul, região central da capital federal, e será substituída pela nova instituição.

Ao discursar por cerca de dez minutos, em francês, Hollande ressaltou as possibilidades de troca entre brasileiros e franceses com a inauguração do colégio.

Ele destacou que as escolas franceses em todo o mundo - cerca de 300 - funcionam como vitrine da cultura francesa e são instituições de excelência. O presidente francês também destacou a vocação brasileira para o futebol e disse que gosta de vir ao país por ser fã do esporte.

O evento, que durou aproximadamente 40 minutos contou com a participação do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT).

Também presente à solenidade, o deputado da França, Eduardo Cypel enfatizou a importância da visita de Hollande ao país. Brasileiro naturalizado francês, ele disse que a França "tem que tratar o Brasil de igual para igual".

"A parceria entre Brasil e França é muito estratégica, porque o Brasil é um grande país do século 21. As relações são muito firmes e têm que avançar ainda mais", ressaltou.

Em obras, o Colégio Franco-Brasileiro de Brasília tem previsão de inauguração em setembro de 2014, quando começa o ano letivo na França. Inicialmente, deverá contar com 800 alunos, mas a expectativa é que as matrículas sejam ampliadas para mil até 2016.

A instituição que ocupará um terreno de 15 mil metros quadrados(m2), sendo 8 mil (m2) de área construída terá turmas desde o maternal até o Ensino Médio.

O terreno foi comprado pelo governo francês por 5,5 milhões de euros (R$ 15 milhões) e a construção está orçada em R$ 22 milhões. Além dos novos alunos, a instituição também receberá cerca de 450 estudantes de 27 nacionalidades da escola francesa da Asa Sul, que será desativada. Entre estes alunos, 51% são brasileiros ou franco-brasileiros.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEuropaFrançaFrançois HollandePaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado