Mundo

Paraguai seguirá fora do Mercosul até eleições, diz Patriota

Após encontro de chanceleres em Brasília, Patriota reafirmou decisão de manter o isolamento do Paraguai


	O ministro brasileiro das Relações Exteriores: segundo Patriota, Mercosul busca incorporar Venezuela da forma mais adequada e rápida possível
 (Evaristo Sa/AFP)

O ministro brasileiro das Relações Exteriores: segundo Patriota, Mercosul busca incorporar Venezuela da forma mais adequada e rápida possível (Evaristo Sa/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2012 às 16h03.

Brasília - O Mercosul manterá a suspensão do Paraguai até a realização de eleições presidenciais, em abril do ano que vem, ratificando posição contra o governo adotada após a destituição do ex-presidente Fernando Lugo em um questionado processo de impeachment, em junho.

A decisão segue os passos da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), o que mantém o Paraguai praticamente isolado na região.

"Não há alteração da suspensão", disse o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, a jornalistas após reunião de chanceleres do Mercosul em Brasília.

O Paraguai foi suspenso do bloco após um rápido processo que destituiu Lugo, acusado de mau desempenho. Argentina, Brasil e Uruguai, integrantes do Mercosul, repudiaram a medida, retiraram seus chanceleres e suspenderam politicamente o país do bloco.

O país era o único cujo Congresso não havia aprovado a adesão da Venezuela ao Mercosul, o que ocorreu em julho diante da suspensão paraguaia.

A cúpula de presidentes do Mercosul, na sexta-feira, celebrará a incorporação plena venezuelana ao bloco, mas não terá a presença do presidente Hugo Chávez, que era aguardado no encontro. Chávez, de 58 anos, está em Cuba, onde se submete a tratamento de saúde relacionado a um câncer.


Patriota disse que o bloco está buscando a forma "mais adequada e rápida" para a plena incorporação da Venezuela no bloco, referindo-se à adoção da nomenclatura comum do Mercosul e convergência de tarifas para a Tarifa Externa Comum (TEC).

A Bolívia manifestou interesse em tornar-se membro pleno "dentro do mais possível", disse Patriota.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaMercosulParaguaiUnasul

Mais de Mundo

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana