Mundo

Paraguai declara embaixador da Venezuela como 'persona non grata'

Governo ordenou a retirada a do chefe da legação diplomática paraguaia em Caracas

Novo presidente do Paraguai, Federico Franco: governo expulsa embaixador da Venezuela do país (Reuters/Mario Valdez)

Novo presidente do Paraguai, Federico Franco: governo expulsa embaixador da Venezuela do país (Reuters/Mario Valdez)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2012 às 19h33.

Assunção - O novo governo do Paraguai  declarou nesta quarta-feira como 'persona non grata' o embaixador da Venezuela no país e ordenou a retirada do chefe da legação diplomática paraguaia em Caracas, segundo um comunicado de seu Ministério das Relações Exteriores.

A nota cita 'as graves evidências de intervenção por parte de funcionários da República Bolivariana da Venezuela em assuntos internos da República do Paraguai', em alusão à suposta 'incentivação' do chanceler Nicolás Maduro aos chefes militares paraguaios para que mantivessem sua lealdade a Fernando Lugo. O ex-presidente foi cassado no dia 22 de junho em processo parlamentar e sucedido por Federico Franco.

Maduro estava naquele dia em Assunção, como parte de uma delegação da Unasul que acudiu a mediar na crise política paraguaia.

Após se referir às provas de interferência venezuelana, a Chancelaria do Paraguai informou hoje que o governo do país 'determinou nesta data a retirada de seu embaixador credenciado perante o governo venezuelano', Augusto Ocampos.

'Além disso, em conformidade com o previsto na convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, o Estado paraguaio declarou persona non grata o embaixador da Venezuela no Paraguai, José F. Javier Arrúe de Pablo', acrescenta o comunidado que explica que o diplomata já 'não está no país'.

A Venezuela anunciou no dia 24 de junho a retirada de seu embaixador no Paraguai, assim como o corte de exportação de petróleo ao país por causa do que qualificou como um 'golpe de Estado' a Lugo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaFederico FrancoParaguaiVenezuela

Mais de Mundo

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute