Mundo

Paraguai: coalizão de Lugo tenta participar das eleições

A solicitação foi feita à Justiça Eleitoral, que tem até março para responder


	O ex-presidente paraguaio Fernando Lugo: ex-presidente, de 61 anos, apesar de ter sofrido o impeachment, não poderá buscar sua reeleição
 (©AFP / Norberto Duarte)

O ex-presidente paraguaio Fernando Lugo: ex-presidente, de 61 anos, apesar de ter sofrido o impeachment, não poderá buscar sua reeleição (©AFP / Norberto Duarte)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2012 às 21h53.

Assunção - O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo, destituído do cargo em junho pelo Senado do país, pediu autorização para que a coalizão Frente Guasú apresente candidatos nas eleições marcadas para abril do ano que vem. A solicitação foi feita à Justiça Eleitoral, que tem até março para responder.

A Frente Guasú (Frente Grande, em guarani), liderada por Lugo, é uma coalizão formada por cerca de dez partidos políticos, organizações sociais e camponesas, e sindicatos. O ex-presidente não deu declarações ao sair do edifício da Justiça Eleitoral, mas ontem, em entrevista à TV pública da Argentina, disse que espera eleger 45 deputados.

Lugo, de 61 anos, apesar de ter sofrido o impeachment, não poderá buscar sua reeleição, porque a Constituição do país não a admite. Federico Franco, seu vice-presidente na época, assumiu a presidência e deverá completar o mandato até 15 agosto de 2013.

As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaFernando LugoImpeachmentParaguaiPolíticos

Mais de Mundo

Dois funcionários da embaixada de Israel são mortos a tiros em Washington; veja vídeo

Diplomatas de 24 países faziam parte de delegação alvejada em Jenin por forças israelenses

Suprema Corte de Israel diz que demissão de chefe de serviço de segurança foi ilegal

Mais de 48 mil isolados e 300 retirados de áreas afetadas por inundações na Austrália