Mundo

Paragominas: inspiração verde no Pará

Adnan Demachki, prefeito do município paraense, conta como a cidade saiu da lista negra do desmatamento no país, tornando-se modelo de desenvolvimento sustentável

Adnan Demachki: “Antes, para crescer, nós destruíamos a floresta. Agora, somos o município que mais restaura na Amazônia" (Egberto Nogueira/imafortogaleria)

Adnan Demachki: “Antes, para crescer, nós destruíamos a floresta. Agora, somos o município que mais restaura na Amazônia" (Egberto Nogueira/imafortogaleria)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 1 de novembro de 2011 às 13h30.

São Paulo - Há 16 anos, a cidade Paragominas, no Pará, sofria com a degradação ambiental, poluição dos cursos de água, baixa biodiversidade e uma série de problemas ligados à expansão das propriedades rurais. Não mais. A cidade, que já foi uma das campeãs em desmatamento no país, agora virou sinônimo de preservação e desenvolvimento sustentável. A transformação começou de baixo, a partir de um pacto social para persuadir os agricultores de que preservar também dá dinheiro.

“Convencemos a sociedade do município de que era necessário dar incentivo financeiro para os produtores trocarem a prática da pastagem em suas propriedades pela preservação de áreas verdes”, conta o advogado e prefeito Adnan Demachki, que participou do EXAME Fórum Sustentabilidade nesta segunda em São Paulo.

Com o tempo, o projeto que nasceu de um pacto social foi ampliando parcerias com o poder público, instituições e com a iniciativa privada. Em seguida, Paragominas resolveu ser o primeiro município do Pará a monitorar e fiscalizar o desmatamento, em uma parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). No período de um ano, houve redução de quase 90% no desflorestamento. Em março de 2010, o Ministério do Meio Ambiente anunciou a retirada de Paragominas da lista dos maiores desmatadores da Amazônia.

Atualmente, a cidade possui 66% de florestas preservadas e vasta extensão de Áreas de Proteção Permanente em propriedades voltadas para agropecuária. Inspirados na transformação social e ambiental de Paragominas, outros 94 municípios paraenses desenvolvem hoje iniciativas semelhantes ao projeto de desenvolvimento sustentável da cidade.

“Antes, para crescer, nós destruíamos a floresta. Agora, somos o município que mais restaura áreas verdes na Amazônia”, orgulha-se Demachki. A importância de preservar o meio ambiente é difundida por um programa de educação ambiental nas escolas. “Está e a nossa missão, convergir braços e mentes em prol do desenvolvimento social e da preservação do meio ambiente”, resume.

Acompanhe tudo sobre:eventos-exameEXAME FórumMeio ambienteParáSustentabilidade

Mais de Mundo

Diplomatas de 24 países faziam parte de delegação alvejada em Jenin por forças israelenses

Suprema Corte de Israel diz que demissão de chefe de serviço de segurança foi ilegal

Mais de 48 mil isolados e 300 retirados de áreas afetadas por inundações na Austrália

Governo da Argentina decreta desregulamentação do transporte marítimo e fluvial