Mundo

Para prefeito de Veneza, mudança climática é causa de enchentes

Governo italiano declara estado de emergência depois que a segunda maior maré já registrada em mais de 50 anos atingiu a cidade

Inundação na praça de São Marcos: as fortes chuvas causaram enchentes de pelo menos 1.87 metros (Manuel Silvestri/Reuters)

Inundação na praça de São Marcos: as fortes chuvas causaram enchentes de pelo menos 1.87 metros (Manuel Silvestri/Reuters)

Felipe Giacomelli

Felipe Giacomelli

Publicado em 14 de novembro de 2019 às 07h30.

Última atualização em 14 de novembro de 2019 às 08h30.

O prefeito de Veneza se prepara para declarar estado de emergência depois que a segunda maior maré já registrada atingiu a cidade italiana com fortes chuvas.

As águas da enchente, chegando a 1.87 metros terão um impacto duradouro na cidade, alertou o prefeito Luigi Brugnaro. "Esses são os efeitos das mudanças climáticas", disse ele em um post no Twitter.

Brugnaro classificou como uma situação dramática, postando vídeos e fotos da alta maré que inundou pontos turísticos. Havia várias imagens mostrando a Praça de São Marcos submersa em água e pessoas andando pelas ruas com água até os joelhos.

Um relatório de 2017 da Agência Nacional Italiana de Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável alertou que Veneza ficará submersa dentro de um século se as mudanças climáticas não forem lentas e as defesas adequadas não forem implementadas.

A conta oficial do Twitter da empresa de transporte público da cidade de Veneza Azienda Veneziana della Mobilita e cidadãos usavam a hashtag italiana #acquaalta (maré alta) para postar atualizações sobre a situação nas mídias sociais.

O incidente é o mais recente de uma série de desastres ambientais, à medida que surgem evidências de mudanças climáticas em todo o mundo. No início desta semana, mais de 70 incêndios ocorreram em Nova Gales do Sul, na Austrália, danificando propriedades e matando pessoas.

 

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisEnchentesMudanças climáticasVeneza

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'