Mundo

Para líder da OMC, não será possível recuperar a economia global sem fluxo livre de comércio

Vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis também comentou sobre a necessidade de manter cautela quanto ao protecionismo

Contudo, ele acrescentou que a Europa continuará tomando medidas para proteger sua cadeia de suprimentos (Pascal Bitz/World Economic Forum/Divulgação)

Contudo, ele acrescentou que a Europa continuará tomando medidas para proteger sua cadeia de suprimentos (Pascal Bitz/World Economic Forum/Divulgação)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 18 de janeiro de 2024 às 11h37.

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou nesta quinta-feira, 18, que "não será possível recuperar a economia global" sem antes reverter a fragmentação entre países e estabelecer um fluxo livre de comércio. "Com certeza, estamos preocupados sobre o unilateralismo e o protecionismo", afirmou Ngozi, durante painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis também comentou sobre a necessidade de manter cautela quanto ao protecionismo. "Devemos preservar o multilateralismo ao mesmo tempo em que tentamos encontrar um equilíbrio que permita aumentar a resiliência das cadeias de oferta", disse.

Cadeira de suprimentos

Contudo, ele acrescentou que a Europa continuará tomando medidas para proteger sua cadeia de suprimentos.

Ao ser questionada sobre o que poderia ajudar na resiliência das cadeias de oferta sem fragmentar o comércio global, Ngozi voltou a reforçar o papel essencial de países emergentes e em desenvolvimento.

"Ao investir nesses países, a Europa, por exemplo, poderia reduzir os custos do comércio e aumentar a produtividade", afirmou a dirigente.

Acompanhe tudo sobre:OMC – Organização Mundial do ComércioFórum Econômico Mundial

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos