Mundo

Para Lew, ações da Receita Federal foram "ultrajantes"

"Embora essa conduta não tenha sido politicamente motivada, é inaceitável e imperdoável", comentou Lew durante uma audiência do Comitê Bancário do Senado


	Sede do Tesouro nos EUA: "A prática no Tesouro é que, quando somos notificados de uma investigação do inspetor-geral, você deixa eles fazerem o trabalho, sem atrapalhar", comentou Lew
 (Saul Loeb/AFP)

Sede do Tesouro nos EUA: "A prática no Tesouro é que, quando somos notificados de uma investigação do inspetor-geral, você deixa eles fazerem o trabalho, sem atrapalhar", comentou Lew (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2013 às 15h55.

Washington - O secretário do Tesouro dos EUA, Jacob Lew, disse nesta terça-feira que alguns funcionários da Receita Federal (IRS, na sigla em inglês) usaram "métodos ultrajantes" quando realizaram um "pente-fino" em pedidos de grupos conservadores que buscavam isenção de impostos.

"Embora essa conduta não tenha sido politicamente motivada, é inaceitável e imperdoável", comentou ele durante uma audiência do Comitê Bancário do Senado.

Lew disse que soube da investigação sobre a conduta dos funcionários da IRS no escritório de Cincinnati durante uma reunião de rotina com o inspetor-geral do órgão, em março, mas não obteve detalhes sobre o assunto.

Questionado sobre o que teria feito, ele explicou que preferiu esperar o relatório final. "A prática no Tesouro é que, quando somos notificados de uma investigação do inspetor-geral, você deixa eles fazerem o trabalho, sem atrapalhar", comentou.

O senador republicano Mike Crapo disse que "essas ações nunca deveriam ser toleradas", enquanto seu colega de partido Bob Corker tentou colocar a culpa no presidente Barack Obama, acusando-o de demonizar grupos conservadores.

As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:FiscalizaçãoPartido Republicano (EUA)Receita Federal

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado