Mundo

Para evitar rebelião, Netanyahu avalia antecipar eleições do partido

Votação de liderança daria ao premiê de Israel a oportunidade de conquistar um novo mandato no Likud, após fracasso em garantir maioria nas eleições

Netanyahu: premiê articula medidas para evitar rebelião dentro do próprio partido  (Ronen Zvulun/Reuters)

Netanyahu: premiê articula medidas para evitar rebelião dentro do próprio partido (Ronen Zvulun/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 3 de outubro de 2019 às 15h27.

Última atualização em 3 de outubro de 2019 às 15h30.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está considerando uma votação antecipada para a liderança de seu partido Likud, disse um porta-voz nesta quinta-feira, 3, acrescentando uma nova reviravolta à política israelense depois do impasse gerado por duas eleições gerais neste ano.

Uma votação de liderança daria a Netanyahu a oportunidade de conquistar um novo mandato no partido, após seu fracasso em garantir maioria parlamentar nas eleições nacionais em abril e no mês passado, que o deixou politicamente enfraquecido.

Em um comunicado, o porta-voz do partido afirmou que Netanyahu estava avaliando a ideia de "acabar com a ilusão de uma rebelião do Likud" contra ele e convencer os rivais políticos de que devem se juntar a um governo de unidade com ele agora.

Comentaristas políticos disseram que a vitória nas eleições do Likud também podem antecipar um cenário em que o presidente de Israel, que incumbiu Netanyahu na semana passada de formar um governo, possa escolher outro membro do partido para fazê-lo, se o primeiro-ministro não for bem-sucedido.

O site de notícias israelense Maariv Online informou que o Comitê Central do Likud se reunirá na próxima quinta-feira para definir uma data para a eleição do partido.

"Uma primária antecipada... unirá (o partido) em torno da minha liderança", afirmou Netanyahu, segundo o site, em uma reunião de parlamentares do Likud.

Um possível candidato contra Netanyahu no Likud, o ex-ministro Gideon Saar, tuitou: "Estou pronto", após a votação no partido ser debatida. Mas outros membros importantes do Likud rapidamente expressaram sua lealdade ao líder mais antigo de Israel.

Acompanhe tudo sobre:Benjamin NetanyahuIsrael

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia