Mundo

Para 55% dos americanos, relação racial piorou durante o governo Trump

Ao analisar conforme as tendências políticas, 25% dos republicanos e 82% dos democratas dizem que a relação racial piorou

EUA: 16% dos entrevistados acreditam que as relações melhoraram e para 18% está tudo igual (Chet Strange/Getty Images)

EUA: 16% dos entrevistados acreditam que as relações melhoraram e para 18% está tudo igual (Chet Strange/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 9 de agosto de 2018 às 13h36.

Última atualização em 9 de agosto de 2018 às 13h44.

Washington - Ao todo, 55% dos americanos consideram que as relações raciais no país pioraram nos últimos tempos, coincidindo com a presidência de Donald Trump, de acordo com um pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

A maioria das pessoas ouvidas na pesquisa diz que a relação entre as distintas raças foi se deteriorando durante a atual Administração, enquanto apenas 16% acredita que elas melhoraram e para 18% está tudo igual. O levantamento foi elaborado pelo portal "Politico", em parceria com a empresa Morning Poll.

Outro aspecto visto foi que enquanto 51% dos brancos percebem que o tratamento entre distintas raças piorou, 79% de afro-americanos e 60% de latinos apontam essa mudança.

Analisando as respostas conforme as tendências políticas, 82% dos democratas disseram que a relação racial agora é pior, 4% afirma que melhorou e 9% não observa mudança. Entre os republicanos, a ideia é muito diferente. Nesse grupo, apenas 25% sustenta que é pior agora, 35% diz acreditar que o tratamento melhorou e 29% não viu variação.

De acordo com o portal, a pesquisa foi feita para analisar a percepção um ano após os protestos de Charlottesville, na Virgínia, que se transformaram em um símbolo da tensão racial que, segundo algumas pessoas, volta a ganhar espaço nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)PreconceitosRacismo

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump