Mundo

Paquistão liberta talibãs para promover paz

A pedido de Cabul, o Paquistão já havia libertado em novembro nove talibãs detidos em suas prisões, mas rejeitado a liberdade ao mulá Baradar


	Militante talibã é visto na província afegã de Wardak
 (AFP)

Militante talibã é visto na província afegã de Wardak (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2012 às 20h17.

Islamabad - O Paquistão libertará mais talibãs afegãos de suas prisões, para promover as negociações de paz com os rebeldes, anunciaram nesta sexta-feira dirigentes.

O ministro afegão das Relações Exteriores, Zalmai Rasul, se reuniu nesta sexta em Islamabad com responsáveis paquistaneses para preparar as negociações de paz visando garantir uma transição pacífica no Afeganistão após a conclusão da missão militar da Otan, em 2014.

A pedido de Cabul, o Paquistão já havia libertado em novembro nove talibãs detidos em suas prisões, mas rejeitado a liberdade ao mulá Baradar, um poderoso comandante capturado em 2010 em Karachi e considerado o número dois da rebelião, atrás apenas do mulá Omar.

"As duas partes concordaram em organizar uma conferência comum de ulemás afegãos e paquistaneses em Cabul no final de janeiro, libertar mais prisioneiros, facilitar os intercâmbios e exortar os talibãs a renunciar a qualquer vínculo com a Al-Qaeda", destacaram Rasul e sua homóloga paquistanesa, Hina Rabani Khar, em um comunicado.

A declaração não precisa o número de talibanes que serão libertados, sua identidade ou calendário de saída.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaGuerrasPaquistãoPrisões

Mais de Mundo

Trump está '100%' seguro de que alcançará acordo sobre tarifas com UE

Hamas afirma que está pronto para libertar os últimos reféns, mas recusa acordo provisório de trégua

Trump diz que está relutante em continuar aumentando as tarifas sobre a China

Trump diz que 'não tem pressa' para usar a opção militar contra o Irã