Mundo

Paquistão lança ofensiva em larga escala contra Taleban

Caças atacaram o Waziristão do Norte um dia depois de o Exército anunciar o início de uma operação militar em larga escala para expulsar insurgentes islâmicos

Ataque do Taleban a aeroporto: Paquistão enviou tropas, artilharia e helicópteros para combater os insurgentes (Athar Hussain/Reuters)

Ataque do Taleban a aeroporto: Paquistão enviou tropas, artilharia e helicópteros para combater os insurgentes (Athar Hussain/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 12h13.

Miranshah - Caças paquistaneses atacaram o Waziristão do Norte nesta segunda-feira, um dia depois de o Exército anunciar o início de uma operação militar em larga escala para expulsar insurgentes <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/islamismo">islâmicos</a></strong> da região volátil na fronteira com o <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/afeganistao">Afeganistão</a></strong>.</p>

A operação militar foi precipitada por um ataque com mortes lançado pelos insurgentes no maior aeroporto do Paquistão há uma semana. O Paquistão enviou tropas, artilharia e helicópteros para combater os insurgentes no Waziristão do Norte.

O Taliban e seus aliados da etnia uzbeque no Waziristão do Norte reivindicaram a autoria do ataque de 8 de junho no aeroporto de Karachi.

O Exército disse que os aviões de combate destruíram na manhã desta segunda-feira seis esconderijos no setor de Shawal, do Waziristão do Norte, reduto de alguns dos militantes mais temidos do Paquistão e de comandantes da Al Qaeda.

"Nesses ataques precisos, 27 terroristas foram mortos. Não há população (civil) na área", disse um comunicado. O Taliban parece determinado a enfrentar a ofensiva. No primeiro ataque desde o início da operação, pelo menos seis soldados paquistaneses foram mortos nesta segunda-feira quando uma bomba atingiu um comboio do Exército ao norte de Miranshah, disse o Exército.

Em um comunicado emitido em resposta à ofensiva, o Taliban disse que as empresas estrangeiras que operam no Paquistão vão sentir a força de sua vingança.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaPaquistãoTalibãIslamismo

Mais de Mundo

Orbán encontra Eduardo Bolsonaro e critica 'caça às bruxas' no Brasil

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos