Mundo

Paquistanês batiza biblioteca com nome de Bin Laden

São Paulo - Muitos não haviam notado a nova biblioteca de um colégio interno islâmico para meninas perto da capital do Paquistão até que os locais viram a placa em urdu na porta de madeira: "Biblioteca de Osama bin Laden, o Mártir". O religioso Maulana Abdul Aziz, um pregador radical que administra o internato Jamia […]


	Biblioteca no Paquistão é batizada com o nome do terrorista Osama bin Laden
 (Getty Images)

Biblioteca no Paquistão é batizada com o nome do terrorista Osama bin Laden (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2014 às 13h25.

São Paulo - Muitos não haviam notado a nova biblioteca de um colégio interno islâmico para meninas perto da capital do Paquistão até que os locais viram a placa em urdu na porta de madeira: "Biblioteca de Osama bin Laden, o Mártir". O religioso Maulana Abdul Aziz, um pregador radical que administra o internato Jamia Hafsa, queria honrar a memória do líder da al-Qaeda, morto em maio de 2011 em seu esconderijo Abbottabad, uma cidade cerca de 125 quilômetros ao norte de Islamabad, durante ataque das forças especiais da marinha norte-americana.

Embora o nome da biblioteca tenha chamado a atenção em todo o Paquistão, um país em que a opinião pública continua fortemente contrária aos Estados Unidos e estudantes religiosos ainda idolatram o homem por trás do atentado terrorista de 11 de setembro, a imagem de Bin Laden desapareceu nos últimos anos.

Com milhares de mortos na guerra do Paquistão contra o Taleban, o público que antes batizava os filhos com o nome de Bin Laden se mostra cada vez mais insatisfeito com a violência de militantes.

Imagens do terrorista saudita e lojas que carregavam seu nome se tornaram impopulares por causa das baixas civis.

Conforme as autoridades paquistanesas começaram a prender líderes do Taleban e associados de Bin Laden, moradores ficaram com medo de mostrar sua imagem. As que continuam expostas se desgastaram com o sol ou foram levadas por chuvas torrenciais. A biblioteca é a primeira homenagem a Bin Laden em muito tempo e chamou a atenção da mídia local. Para Aziz, Bin Laden é um ícone, disse o porta-voz do religioso à Associated Press na sexta-feira. "Aziz pensa que Osama bin Laden é um herói e um mártir e é por isso que ele escolheu o nome de bin Laden para a biblioteca", explicou o porta-voz.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaÁsiaIslamismoOsama bin LadenPaquistãoPolíticosTalibãTerrorismo

Mais de Mundo

Juíza publica quase 2.000 páginas de provas de processo contra Trump por atos nas eleições de 2020

Maduro nomeia Alex Saab como novo ministro da Indústria e Produção Nacional

Economia da China cresce 4,6% no terceiro trimestre

Sistema elétrico de Cuba entra em colapso total, informa Ministério de Energia do país