Mundo

Papiro cita "esposa de Jesus"

Segundo professora de Harvard, um antigo texto copta escrito em papiro traz as palavras: "Jesus lhes disse, minha mulher"


	Imagem de Jesus Cristo produzida no século XI: apesar de vários especialistas acreditarem na autenticidade do papiro, "a sentença final sobre o fragmento depende de novas análises"
 (Valentina Petrova/AFP)

Imagem de Jesus Cristo produzida no século XI: apesar de vários especialistas acreditarem na autenticidade do papiro, "a sentença final sobre o fragmento depende de novas análises" (Valentina Petrova/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2012 às 18h08.

Washington - Os primeiros cristãos acreditavam que Jesus havia se casado, revelou a professora de Harvard Karen King no X Congresso Internacional de Estudos Coptas, citada nesta terça-feira pela imprensa universitária dos Estados Unidos.

Segundo Karen King, que ensina na Escola de Teologia de Harvard, existe um antigo texto copta escrito em papiro que traz as palavras: "Jesus lhes disse, minha mulher".

"A tradição cristã sustenta há muito tempo que Jesus não era casado, mas não existem evidências históricas para justificar tal afirmação", explicou King durante o congresso, realizado em Roma.

"Este novo evangélio não prova que Jesus foi casado, mas nos diz que a questão surgiu como parte de enérgicos debates sobre a sexualidade e o matrimônio".

"Desde muito cedo, os cristãos discutiam sobre se era melhor casar ou não, mas foi um século após a morte de Jesus que começaram a apelar ao seu status conjugal para sustentar suas posições", destacou King.

Apesar de vários especialistas acreditarem na autenticidade do papiro, "a sentença final sobre o fragmento depende de novas análises por parte de colegas e da realização de mais testes, especialmente sobre a composição química da tinta", admitiu King.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)HistóriaIgreja CatólicaPaíses ricosPesquisa e desenvolvimento

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo