Mundo

Papa será presenteado com bolo de folhas de coca na Bolívia

O presente têm como objetivo mostrar os avanços conseguidos na industrialização da planta, que no país tem usos culturais e medicinais reconhecidos


	Papa Francisco: além do bolo, uma comissão de cocaleiros entregará ao Pontífice mate e outros derivados elaborados com a planta
 (Vincenzo Pinto/AFP)

Papa Francisco: além do bolo, uma comissão de cocaleiros entregará ao Pontífice mate e outros derivados elaborados com a planta (Vincenzo Pinto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2015 às 16h45.

La Paz - Os cocaleiros bolivianos presentearão o Papa Francisco com um bolo e outros produtos elaborados com folha de coca durante a visita do pontífice à Bolívia em julho, segundo informaram nesta segunda-feira representantes deste setor.

O vice-presidente das Seis Federações do Trópico de Cochabamba, Leonardo Loza, disse à imprensa que uma comissão de cocaleiros entregará a Francisco um bolo, mate e "outros derivados" elaborados com a planta, que na Bolívia tem usos culturais e medicinais.

Esta iniciativa, comentou Loza, tem como objetivo mostrar os avanços conseguidos na industrialização da planta, aproveitando a visita do pontífice para conseguir "uma repercussão nacional e inclusive internacional".

A entrega dos presentes vai acontecer durante a reunião de movimentos sociais que será realizada na cidade de Santa Cruz em paralelo à visita do pontífice, que permanecerá na Bolívia entre os dias 8 e 10 de julho.

O país andino é, junto com Peru e Colômbia, um dos três principais produtores mundiais de folha de coca, que é o ingrediente principal para sintetizar seu derivado ilegal, a cocaína.

A folha de coca tem na Bolívia usos culturais e medicinais reconhecidos na Constituição, mas uma grande parte da produção da planta é desviada ao narcotráfico.

O governo boliviano reiterou seu desejo de avançar na industrialização da planta com o objetivo de exportar seus produtos derivados; no entanto, a folha de coca segue dentro da lista de entorpecentes da convenção antidroga das Nações Unidas e sua exportação está vetada por esse organismo.

Aliás, os cocaleiros também presentearam há um ano o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com um bolo de folha de coca durante sua visita à Bolívia por ocasião da Cúpula do G77 e China, e, embora este tenha agradecido, não se sabe se chegou a comê-lo.

O Papa Francisco chegará à Bolívia no próximo dia 8 de julho procedente do Equador e, após permanecer algumas horas nas cidades de La Paz e El Alto, se deslocará à de Santa Cruz, onde vai desenvolver a maior parte de sua agenda. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaPapa FranciscoPapasPresentes

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia