Mundo

Papa se reúne com três cardeais que investigaram Vatileaks

Os três formaram a Comissão Cardenalícia criada por Bento XVI para esclarecer o roubo e o vazamento de documentos pessoais enviados ao papa e do Vaticano


	Bento XVI: o papa passará os relatórios do Vatileaks, cujo conteúdo se desconhece, ao próximo pontífice
 (AFP)

Bento XVI: o papa passará os relatórios do Vatileaks, cujo conteúdo se desconhece, ao próximo pontífice (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2013 às 10h30.

Cidade do Vaticano - O papa Bento XVI recebeu nesta segunda-feira no Vaticano os três cardeais que investigaram o escândalo "Vatileaks": o espanhol Julian Herranz, o italiano Salvatore De Giorgi e o eslovaco Jozef Tomko.

Os três formaram a Comissão Cardenalícia criada por Bento XVI para esclarecer o roubo e o vazamento de documentos pessoais enviados ao papa e do Vaticano, que levaram à detenção e à condenação por roubo do seu ex-mordomo, Paolo Gabriele.

Os três cardeais interrogaram desde abril do ano passado cerca de 30 pessoas e entregaram ao papa dois relatórios sobre suas investigações, um em julho e outro em dezembro do ano passado.

Fontes do Vaticano disseram hoje à Agência Efe que Bento XVI passará os dois relatórios, cujo conteúdo se desconhece, ao próximo pontífice, e que a documentação não ficará arquivada, como geralmente ocorre após a morte ou a renúncia de um papa.

A Comissão Cardenalícia foi criada por Bento XVI em abril do ano passado, após cartas enviadas ao papa e outra documentação do Vaticano vazarem e serem publicadas pela imprensa.

O escândalo explodiu quando em maio foi publicada uma centena de documentos no livro "Sua Santità", do jornalista italiano Gianluigi Nuzzi, que revelaram conflitos na Cúria e intrigas no pequeno estado vaticano.

O então mordomo do papa, Paolo Gabriele, foi condenado a 18 meses de prisão e depois perdoado pelo papa, como autor do roubo e do vazamento de documentos. 

Acompanhe tudo sobre:PapasIgreja CatólicaBento XVICatólicos

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk