Mundo

Papa se levanta e consegue sentar em poltrona enquanto segue tratamento para pneumonia

Pontífice está internado desde a sexta-feira da semana passada e quadro de saúde é considerado "complexo" pelos médicos

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 08h33.

Última atualização em 19 de fevereiro de 2025 às 08h38.

O papa Francisco passou uma noite tranquila, levantando-se ocasionalmente e sentando-se em uma poltrona em seu quarto no décimo andar da Policlínica Gemelli, segundo disseram nesta quarta-feira, 19, fontes do Vaticano, enquanto continua o tratamento para a pneumonia bilateral que foi diagnosticada na última terça-feira, 18.

"O coração está resistindo bem aos tratamentos e está respirando de forma autônoma”, acrescentaram as fontes.

Francisco passou uma noite tranquila e tomou café da manhã em seu sexto dia de internação na Policlínica Gemelli, em Roma, segundo anunciou mais cedo o Vaticano, que relatou ontem que sua condição clínica piorou após ter sido diagnosticado com pneumonia bilateral, juntamente com a infecção polimicrobiana que o forçou a ser internado na sexta-feira passada.

Quem governa o Vaticano na ausência do Papa? Conheça o camerlengo

O papa não recebe visitas, uma vez que precisa de "repouso completo" e apenas seus secretários têm acesso ao quarto, levando-lhe alguns documentos.

O pontífice de 88 anos sofre de uma pneumonia bilateral que requer um tratamento farmacológico adicional ao utilizado para infecções polimicrobianas, detalhou o Vaticano na terça-feira em seu último relatório médico.

“A tomografia computadorizada do tórax à qual o Santo Padre foi submetido nesta tarde, prescrita pela equipe de saúde do Vaticano e pela equipe médica da Fundação Policlínica A. Gemelli, mostrou o aparecimento de pneumonia bilateral que requer terapia farmacológica adicional”, disse a Santa Sé em um comunicado.

"A infecção polimicrobiana, que ocorre em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo”, completou.

Por todas essas razões, a Santa Sé destacou que "os exames laboratoriais, as radiografias de tórax e as condições clínicas continuam apresentando um quadro complexo" para Francisco, que deve manter o "repouso absoluto" prescrito pelos médicos há dois dias.

Apesar de todas as complicações, o pontífice de 88 anos está "de bom humor" e recebendo grandes demonstrações de afeto fora e dentro do hospital, onde as famílias das crianças internadas no departamento de oncologia lhe enviaram cartas e desenhos.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Inglaterra quer proibir venda de facas com ponta para frear assassinatos

"Nós os responsabilizaremos", diz Netanyahu sobre Hamas após entrega de corpos de reféns

Indústria de alimentos tem faturamento recorde, vê decisões de Trump com cautela

Comissário da ONU critica 'desfile de corpos' em Gaza; 'Imagens quase insuportáveis'