Mundo

Papa pede resposta global à migração no Mediterrâneo

Papa Francisco instou a comunidade internacional neste sábado a agir em resposta à onda de imigrantes que tentam chegar às costas italianas


	Papa Francisco: pontífice pede à comunidade internacional resposta ao problema da imigração
 (Filippo Monteforte/AFP)

Papa Francisco: pontífice pede à comunidade internacional resposta ao problema da imigração (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2015 às 11h52.

O Papa Francisco instou a comunidade internacional neste sábado a agir em resposta à onda de imigrantes que tentam chegar às costas italianas em perigosas jornadas desde o norte da África.

"Quero expressar minha gratidão pelo trabalho que a Itália faz para receber muitos imigrantes que buscam refúgio arriscando suas vidas", disse Francisco durante sua primeira reunião oficial com o novo presidente italiano, Sergio Mattarella.

"É evidente que as proporções do fenômeno exigem maior participação. Não devemos nos render em nossa tentativa de solicitar uma resposta maior a nível europeu e internacional", acrescentou.

A mensagem do papa veio após uma semana em que se teme que mais de 450 pessoas tenham morrido no mar Mediterrâneo após os naufrágios de seu barcos e outros 11 mil imigrantes foram salvos pela guarda costeira italiana ao tentar chegar à Europa, em um drama que provocou forte crítica da operação de patrulhamento das fronteiras marítimas da União Europeia.

Acredita-se que cerca de 900 pessoas morreram este ano na travessia de barco da Líbia para a Itália e relatórios recentes sugerem que no ano passado pelo menos 170 mil imigrantes chegaram à Itália.

As organizações humanitárias dizem que o número de mortos é muito maior do que teria sido se a Itália não tivesse suspendido a operação italiana de busca e salvamento Mare Nostrum, por não conseguirem fazer com que seus parceiros europeus ajudassem no custeio.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsImigraçãoPapasPapa FranciscoUnião Europeia

Mais de Mundo

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos

Furacão Erin provoca inundações no litoral dos EUA

EUA e Europa buscam opções para encerrar a guerra na Ucrânia