Mundo

Papa pede que justiça eclesiástica defenda o casamento

A Igreja se depara com a difícil questão da anulação matrimonial, permitindo aos divorciados que se casaram novamente o direito de comungar


	Papa Francisco: durante audiência, o Papa utilizou um tom firme, alertando para o perigo de julgamentos "rápidos" ou muito "burocráticos"
 (Alessandro Bianchi/Reuters)

Papa Francisco: durante audiência, o Papa utilizou um tom firme, alertando para o perigo de julgamentos "rápidos" ou muito "burocráticos" (Alessandro Bianchi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 15h47.

Vaticano - O Papa Francisco pediu nesta sexta-feira que o "defensor do vínculo matrimonial" na justiça do Vaticano evite, o máximo possível, a anulação de casamentos.

Durante audiência concedida aos membros da Assembleia Plenária do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, o Papa utilizou um tom firme, alertando para o perigo de julgamentos "rápidos" ou muito "burocráticos".

Este tribunal deve favorecer a defesa do vínculo matrimonial, ressaltou Francisco, enquanto alguns esperam maior abertura sobre esta questão sensível, que deve ser discutida durante o Sínodo sobre a Família, em outubro de 2014.

O "defensor do vínculo" deve realizar seu trabalho com "eficiência" e "propor todo o tipo de provas, exceções, de apelos e recursos, respeitando a verdade, para promover a defesa do vínculo", ressaltou Francisco.

A Igreja se depara com a difícil questão da anulação matrimonial, permitindo aos divorciados que se casaram novamente o direito de comungar.

Bento XVI e Francisco inciaram uma reflexão sobre as razões para o fracasso de muitos casamentos, citando a falta de fé ou maturidade, ou uniões por mera convenção social.

De acordo com fontes do Vaticano, a extrema lentidão de alguns julgamentos e o bloqueio de outros são problemáticos.

No questionário enviado aos bispos esta semana em preparação para o Sínodo, a questão da anulação do casamento é assim expressa: "A simplificação da prática canônica para o reconhecimento da declaração de anulação do vínculo matrimonial pode oferecer uma contribuição positiva real para os problemas das pessoas envolvidas?".

Acompanhe tudo sobre:Países ricosPapasPapa FranciscoIgreja CatólicaVaticano

Mais de Mundo

Comício de político e ex-astro do cinema deixa 40 mortos na Índia

Trump ameaça demissões em massa caso governo paralise

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição