Mundo

Papa pede esforços para encontrar submarino perdido na Argentina

Desde quarta-feira não se sabe nada sobre submarino da Marinha perdido com 44 tripulantes a bordo no país

Papa enviou mensagem ao ordinário militar argentino Santiago Olivera (Max Rossi/Reuters)

Papa enviou mensagem ao ordinário militar argentino Santiago Olivera (Max Rossi/Reuters)

E

EFE

Publicado em 18 de novembro de 2017 às 13h08.

Última atualização em 20 de novembro de 2017 às 17h03.

Cidade do Vaticano, 18 nov (EFE).- O papa Francisco encorajou neste sábado, em mensagem ao ordinário militar argentino Santiago Olivera, os esforços para encontrar o submarino da Marinha perdido com 44 tripulantes a bordo do que não se sabe nada desde quarta-feira.

"O papa Francisco assegura sua fervente oração pelos 44 tripulantes do 'ARA San Juan', que se encontra desaparecido desde a quarta-feira passada e lhe roga que envie a seus familiares e às autoridades militares e civis desse país a sua solidariedade nestes difíceis momentos", afirma a mensagem.

"Além disso, encoraja os esforços que estão sendo efetuados para encontrar o navio", acrescenta o texto, assinado pelo secretário de Estado vaticano, Pietro Parolin, em nome do pontífice, como é habitual nestes casos.

"Sua Santidade os confia à maternal intercessão da Santíssima Virgem e, por sua vez, lhes roga que rezem por ele e pelo seu ministério ao serviço do santo povo de Deus, pede ao senhor que lhes infunda serenidade espiritual e esperança cristã nestas circunstâncias", completa a mensagem, que termina com a bênção apostólica que o papa repassa aos destinatários.

Na quarta-feira passada, a Marinha argentina confirmou que um de seus submarinos, com 44 tripulantes, reportou pela última vez sua posição na madrugada daquele dia, razão pela qual, passado um tempo prudencial sem ter comunicação com a embarcação, resolveu ativar na última hora da tarde de quinta-feira o protocolo de busca.

O veículo subaquático tinha partido na segunda-feira do porto de Ushuaia, no sul do país, e dirigia-se de volta à sua base, na cidade de Mar del Plata, na província de Buenos Aires.

O plano de busca do submarino, de origem alemã, se centra em uma região a 430 quilômetros do ponto mais próximo do litoral ao sudeste da península Valdés, na província de Chubut. EFE

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaPapa FranciscoSubmarinos

Mais de Mundo

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump

Putin confirma ataque à Ucrânia com míssil hipersônico

Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Pudong: expansão estratégica em Xangai