Mundo

Papa pede atenção para bairro que deveria ter missa da JMJ

O papa Francisco enviou uma mensagem ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pediu uma "atenção especial" para o bairro de Guaratiba, onde deveria ter realizado uma missa


	Papa Francisco: o pontície deveria ter realizado uma missa no bairro de Guaratiba, na zona Oeste do Rio, mas a celebração foi transferida para Copacabana devido ao mau tempo
 (Luca Zennaro/AFP)

Papa Francisco: o pontície deveria ter realizado uma missa no bairro de Guaratiba, na zona Oeste do Rio, mas a celebração foi transferida para Copacabana devido ao mau tempo (Luca Zennaro/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2013 às 17h48.

Rio de Janeiro - O papa Francisco enviou uma mensagem ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e pediu uma "atenção especial" para o bairro de Guaratiba, onde o santo padre deveria ter realizado uma missa que precisou mudar de lugar em função do tempo ruim, informou neste sábado a prefeitura da cidade.

A missa, programada para ocorrer no humilde bairro localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, fazia parte do programa do papa durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada em julho.

No entanto, as fortes chuvas que atingiram a cidade durante o evento transformou o Campo da Fé, local onde a missa ocorreria, em um imenso lodaçal e por isso a cerimônia foi transferida para a praia de Copacabana.

O cancelamento frustrou os moradores de Guaratiba, que tinham preparado uma grande recepção para o pontífice, e causou sérios prejuízos econômicos a muitas pessoas que venderiam alimentos, bebidas e artigos religiosos durante o ato.

A carta do papa foi divulgada hoje pela prefeitura do Rio de Janeiro. Na mensagem, Francisco também agradeceu às autoridades o esforço que permitiu realizar a missa em Copacabana.

"Quero dar as minhas congratulações pela colaboração pronta e solícita da prefeitura para que a Vigília com os Jovens e a Santa Missa de Encerramento da Jornada Mundial da Juventude pudessem ser realizadas na praia Copacabana, diversamente de quanto era previsto, devido ao mau tempo que inviabilizou o Campo da Fé, em Guaratiba", disse Francisco.

O pontífice aproveitou para pedir atenção a Guaratiba: "Neste sentido, queria também pedir, no pleno respeito à autonomia governamental do município, que fosse dada uma atenção especial aos moradores desse bairro, que tanto sonharam com a realização dos atos centrais da Jornada na sua vizinhança". 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEduardo PaesMDB – Movimento Democrático BrasileiroMetrópoles globaisPapa FranciscoPapasPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeitosRio de Janeiro

Mais de Mundo

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado

Após explosões no Líbano, Conselho de Segurança discute a escalada entre Israel e Hezbollah