Mundo

Papa pede a coreanos que rezem pela unificação da península

Pontífice disse que sul-coreanos deveriam ter como meta se reunir como uma única família "sem vencedores ou vencidos"

Papa Francisco recebe criança sul-coreana: "quando se fala a mesma língua em família há uma esperança humana" (Issei Kato/Reuters)

Papa Francisco recebe criança sul-coreana: "quando se fala a mesma língua em família há uma esperança humana" (Issei Kato/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2014 às 08h31.

Solmoe - O papa Francisco pediu nesta sexta-feira aos sul-coreanos que rezem pela reunificação da península coreana, dizendo que deveriam ter como meta se reunir como uma única família "sem vencedores ou vencidos".

O papa, na referência mais direta já feita por ele sobre a divisão da Coreia desde o início, na quinta-feira, de sua visita de cinco dias à Coreia do Sul, fez os comentários em resposta à pergunta de uma menina durante um encontro com jovens. "Vamos rezar por nossos irmão no norte", disse o papa, antes de liderar os jovens em uma reza.

"Senhor, somos uma família. Ajude-nos a alcançar a união. O Senhor pode. Para que não haja vencedores ou vencidos. Só uma família, somente irmãos", disse ele, de improviso.

A guerra da Coreia (1950 a 1953) terminou com uma trégua que continua vigente, o que tecnicamente significa que o Sul e o Norte continuam em estado de guerra.

"Somos irmãos que falam a mesma língua... pensem em seus irmãos no norte. Eles falam a mesma língua e quando se fala a mesma língua em família há uma esperança humana", disse o papa, clamando aos ouvintes a "não se desesperar".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulPapa FranciscoPapas

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país