Mundo

Papa leva mais fiéis a se confessarem na América Latina

O efeito causado pelo papa latino-americano também foi sentido no continente latino-americano


	Papa Francisco: o argentino ficou conhecido como uma pessoa acessível, levando muitos fieis à Roma
 (Alessandro Bianchi/Reuters)

Papa Francisco: o argentino ficou conhecido como uma pessoa acessível, levando muitos fieis à Roma (Alessandro Bianchi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2013 às 13h55.

Cidade do Vaticano - O número de fiéis que vão se confessar aumentou consideravelmente desde que Jorge Mario Bergoglio chegou ao Pontificado e o que está sendo chamado de "efeito Francisco" também é notado na América Latina, disse nesta quarta-feira o secretário do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, José Octavio Ruiz Arenas.

"Em toda a América Latina, desde a Semana Santa, se manifestou esse desejo (de confessar) e de participar das práticas eclesiais", disse o religioso colombiano durante a apresentação da Jornada dos Movimentos Eclesiais, que o papa Francisco presidirá no próximo sábado no Vaticano.

Ruiz Arenas acrescentou que esse aumento da presença de fiéis foi confirmado por bispos mexicanos e colombianos que estiveram no fim de semana passado no Vaticano durante a proclamação das freiras Laura Montoya (colombiana) e Madre Lupita (mexicana) como santas.

Nessa mesma linha, o arcebispo Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, que apresentou a Jornada dos Movimentos Eclesiais, indicou que "muitos párocos" de Roma e do sul e do norte da Itália lhe contaram que muitas pessoas foram se confessar, explicando-lhes que fazem isso porque as palavras de papa "lhes chegam ao coração".

"Não gosto muito da expressão "efeito Francisco", mas parece que é verdade que a presença do papa Francisco chegou ao coração e à mente de muitíssimas pessoas", ressaltou Fisichella.

O clérigo destacou que o pontífice é uma pessoa muito acessível. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaIgreja CatólicaPaíses ricosVaticano

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga