Mundo

Papa homenageia Rio, mas faz crítica sobre desigualdade

Na mensagem, que foi exibida pouco antes da meia-noite em telões da praia de Copacabana, o papa saúda "o amado povo carioca"


	O papa por fim convoca os cariocas a superarem as divisões através do "diálogo construtivo"
 (Tony Gentile/Reuters)

O papa por fim convoca os cariocas a superarem as divisões através do "diálogo construtivo" (Tony Gentile/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de janeiro de 2015 às 11h18.

SÃO PAULO - O papa Francisco enviou uma mensagem ao Rio de Janeiro em comemoração aos 450 anos da cidade, a serem completados em 1o de março deste ano, e em homenagem à chegada do Ano Novo.

Na mensagem, que foi exibida pouco antes da meia-noite em telões da praia de Copacabana, o papa saúda "o amado povo carioca", que recebeu o pontífice por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

"Quatrocentos e cinquenta anos já representam uma venerável história; a história de um povo corajoso e alegre que nunca se deixou abater pelas dificuldades, a exemplo de seu santo padroeiro, o mártir romano Sebastião", disse o papa, segundo boletim divulgado pelo Vaticano nesta quinta-feira.

Porém, o papa afirma que é "inegável que, do alto do Corcovado, percebemos igualmente as contradições que mancham esta beleza (natural). Por um lado, o contraste gerado por grandes desigualdades sociais: opulência e miséria, injustiças e violência."

"Por outro, temos o que poderíamos chamar de cidades invisíveis, grupos ou territórios humanos que possuem registros culturais particulares. Às vezes parece que existem várias cidades, cuja coexistência nem sempre é fácil numa realidade multicultural e complexa. Mas, diante deste quadro, não percamos a esperança! Deus habita nesta cidade!", afirmou o papa na mensagem ao Rio de Janeiro.

O papa por fim convoca os cariocas a superarem as divisões através do "diálogo construtivo", e encerra a mensagem pedindo ao povo brasileiro que reze por ele.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasIgreja CatólicaMetrópoles globaisPapa FranciscoPapasRio de Janeiro

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'