Mundo

Papa Francisco teve 'noite tranquila', diz Vaticano

Pontífice, de 88 anos, está internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de fevereiro de 2025 às 07h51.

Última atualização em 23 de fevereiro de 2025 às 07h52.

O Papa Francisco teve uma “noite tranquila” no hospital, disse o Vaticano na manhã deste domingo, 23, após anunciar que ele sofreu uma crise respiratória asmática prolongada no sábado. O Pontífice, de 88 anos, precisou receber transfusão de sangue e oxigênio em altas taxas.

No sábado, 22, exames de sangue revelaram que Francisco apresentava plaquetopenia, ou seja, uma diminuição do número de plaquetas no sangue, associada a uma anemia. Por conta disso, foi necessário realizar a transfusão sanguínea.

Infecção e pneumonia agravam estado de saúde

O Papa está internado desde 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, após uma sequência de problemas respiratórios, evidenciados inclusive em eventos públicos. Na última segunda-feira, os médicos diagnosticaram uma infecção polibacteriana e, na quarta-feira, uma pneumonia nos dois pulmões, o que demandou um tratamento mais intensivo devido à sua “condição clínica complexa”.

A declaração do Vaticano no sábado afirmou que o “Santo Padre continua alerta e passou o dia em uma poltrona, embora com mais dor do que ontem. No momento, o prognóstico é reservado.”

Um dos médicos responsáveis pelo tratamento informou, em coletiva na sexta-feira, que o Papa terá de permanecer no hospital pelo menos durante toda a próxima semana.

Pontífice está fora de perigo?

O Papa está fora de perigo? Não. É uma infecção importante, com tantos micróbios, em um senhor de 88 anos”, explicou o médico Sergio Alfieri, em coletiva de imprensa no hospital Gemelli. “Mas se a pergunta é ‘ele está em perigo de vida?’, a resposta é ‘não’.”

Os médicos acrescentaram que não há evidências de sepse, embora essa seja a principal preocupação da equipe. A sepse é uma complicação grave de infecções que pode levar à falência de órgãos e até à morte.

Fiéis se reúnem para orações

Na diocese de Roma, dezenas de católicos se reuniram em frente ao hospital no sábado para rezar o rosário pela recuperação do Papa Francisco. O encontro, convocado pelo cardeal Baldassare Reina, foi transmitido pelo canal de televisão católico Eternal Word Television Network.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Secretário dos EUA ameaça Maduro e diz que defenderá Guiana em caso de invasão

Casa Branca admite que cometeu 'erro' com chat sobre ataque ao Iêmen

Zelensky diz que Rússia está atrasando negociações para lançar ofensivas em três regiões

Casa Branca defende que tarifas sobre carros criarão empregos nos EUA