Mundo

Papa Francisco pede que não se construam muros, mas pontes

O pontífice nascido na Argentina não mencionou Trump ou o muro que quer construir na fronteira mexicana especificamente em seus comentários

Papa Francisco: o papa falou sobre o chamado cristão "para não levantar muros, mas pontes, para não responder ao mal com o mal, para vencer o mal com o bem" (Remo Casilli/Reuters)

Papa Francisco: o papa falou sobre o chamado cristão "para não levantar muros, mas pontes, para não responder ao mal com o mal, para vencer o mal com o bem" (Remo Casilli/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 8 de fevereiro de 2017 às 15h34.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco disse nesta quarta-feira que a sociedade não deve criar "muros, mas pontes" para incentivar boas relações entre as pessoas, acrescentando que é errado ser rancoroso e dizer que vai fazer o outro "pagar por isso".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu construir um muro na fronteira com o México e fazer com que os mexicanos paguem por ele.

O pontífice nascido na Argentina não mencionou Trump ou o muro especificamente em seus comentários.

Falando em sua audiência semanal, o papa falou sobre o chamado cristão "para não levantar muros, mas pontes, para não responder ao mal com o mal, para vencer o mal com o bem".

Em seguida, ele improvisou e acrescentou: "Um cristão nunca pode dizer 'eu vou fazer você pagar por isso!' Nunca, isso não é um gesto cristão. Uma ofensa é superada com perdão, vivendo em paz com todos".

No ano passado, ao responder um questionamento sobre o ponto de vista do então candidato Trump sobre a imigração e sua intenção de construir um muro na fronteira com o México, o papa Francisco disse que um homem com essas opiniões "não é cristão".

O papa disse em uma entrevista no mês passado que não iria formar uma opinião sobre Trump até que primeiro tivesse uma chance de ver as políticas específicas que o novo presidente dos EUA iria implementar.

Quando Trump tomou posse em 20 de janeiro, o papa enviou uma mensagem pedindo que ele fosse guiado por valores éticos, dizendo que deveria cuidar dos pobres e dos marginalizados durante seu tempo no governo.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Igreja CatólicaPapa Francisco

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia