Mundo

Papa Francisco: eutanásia é "pecado contra Deus"

Além de criticar a eutanásia, ele também condenou o aborto, a fertilização in vitro e pesquisas com células-tronco embrionárias


	O papa Francisco: ele considera o movimento pelo suicídio assistido um sintoma "cultura do descartável"
 (Gabriel Bouys/AFP)

O papa Francisco: ele considera o movimento pelo suicídio assistido um sintoma "cultura do descartável" (Gabriel Bouys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de novembro de 2014 às 18h47.

Cidade do Vaticano - O Papa Francisco criticou neste sábado o movimento pelo direito de morrer. Segundo ele, é um "falso senso de compaixão" considerar a eutanásia como um ato de dignidade, quando ela é um pecado contra Deus e a criação. Ele fez os comentários em discurso à Associação dos Médicos Católicos Italianos.

No início deste mês, a principal autoridade de bioética do Vaticano classificou como "repreensível" o suicídio assistido da norte-americana Brittany Maynard, que sofria de câncer cerebral terminal e disse que queria morrer com dignidade. Francisco não se referiu ao caso Maynard especificamente.

Além de criticar a eutanásia, ele também condenou o aborto, a fertilização in vitro ("a produção científica de uma criança") e pesquisas com células-tronco embrionárias ("o uso de seres humanos como experimentos de laboratório para presumivelmente salvar os outros"). "Isso é brincar com a vida", disse o Papa. "Cuidado, porque este é um pecado contra o criador, contra Deus, o criador."

Francisco tem falado com frequência sobre eutanásia. Ele considera o movimento pelo suicídio assistido um sintoma "cultura do descartável", que vê os doentes e idosos como inúteis para a sociedade. O Papa exortou os médicos a tomar decisões "corajosas e contra a corrente" para defender a doutrina da Igreja sobre a dignidade da vida, mesmo que isso exija recorrer à objeção consciente. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPaíses ricosPapa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Trump oficializa tarifa de 25% para aço e alumínio; medida afeta Brasil

Venezuela envia aviões para repatriar imigrantes deportados dos EUA

Claudia Sheinbaum diz que México não pagará por muro de Trump na fronteira

Sob Trump, tarifas dos EUA voltarão a patamar da época da Segunda Guerra, diz estudo