Mundo

Papa Francisco diz sonhar com uma Europa "saudavelmente laica"

Papa Francisco afirmou que sonha com uma "Europa saudavelmente laica, onde Deus e César sejam distintos mas não opostos"

Papa Francisco: número dois do Vaticano deveria viajar a Bruxelas de 28 a 30 de outubro para participar na comemoração de vários aniversários vinculados à igreja católica (Giuseppe Ciccia/Pacific Press/LightRocket/Getty Images)

Papa Francisco: número dois do Vaticano deveria viajar a Bruxelas de 28 a 30 de outubro para participar na comemoração de vários aniversários vinculados à igreja católica (Giuseppe Ciccia/Pacific Press/LightRocket/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 27 de outubro de 2020 às 13h38.

Última atualização em 27 de outubro de 2020 às 13h42.

O papa Francisco afirmou que sonha com uma "Europa saudavelmente laica, onde Deus e César sejam distintos mas não opostos", escreveu em uma carta divulgada pelo Vaticano e dirigida aos líderes da igreja católica do velho continente.

"Sonho com uma Europa saudavelmente laica. Uma terra aberta à transcendência, onde quem é crente seja livre para professar publicamente a fé e propor o próprio ponto de vista na sociedade", acrescentou na carta ao Secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin em representação das igrejas.

O número dois do Vaticano deveria viajar a Bruxelas de 28 a 30 de outubro para participar na comemoração de vários aniversários vinculados à igreja católica e União Europeia, mas o encontro foi cancelado pelo novo surto de coronavírus em todo o continente.

"Sonho, então, com uma Europa amiga da pessoa e das pessoas. Uma terra onde a dignidade de todos seja respeitada, onde a pessoa seja um valor em si e não o alvo de um cálculo econômico ou uma mercadoria", destaca o chefe da igreja católica.

"A Europa é uma autêntica família de povos, distintos entre si, mas unidos por uma história e um destino comum. Os últimos anos, e ainda mais a pandemia, demonstraram que ninguém pode sair adiante sozinho e que um certo modo individualista de entender a vida e a sociedade leva somente ao desânimo e à solidão", alerta.

"Uma Europa comunidade, solidária e fraterna, saberá aproveitar as diferenças e a contribuição de cada um para enfrentar juntos as questões que lhe esperam, começando pela pandemia, mas também o desafio ecológico, que não se limita apenas à proteção dos recursos naturais e à qualidade do ambiente em que vivemos", reitera.

"É sobre escolher entre um modelo de vida que descarta pessoas e coisas, e um inclusivo que valoriza o que foi criado e as criaturas", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:EuropaIgreja CatólicaPapa Francisco

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"