Mundo

Papa Francisco diz que a Igreja precisa ser humilde

Pontífice pediu à multidão que orasse pela paz, particularmente na Terra Santa e em todo o Oriente Médio

Papa Francisco: Vaticano começa as celebrações da Páscoa (Max Rossi/Reuters)

Papa Francisco: Vaticano começa as celebrações da Páscoa (Max Rossi/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 14 de abril de 2019 às 12h18.

Cidade do Vaticano — Dezenas de milhares de pessoas agitaram ramos de palmeiras e oliveiras na Praça de São Pedro no Domingo de Ramos, enquanto o papa Francisco levava os católicos do mundo para as comemorações da Semana Santa, antes da Páscoa, pedindo que a Igreja fosse humilde.

O Domingo de Ramos marca o dia, para os cristãos, em que a Bíblia diz que Jesus entrou em Jerusalém e foi saudado pela multidão como Messias, apenas para ser crucificado dias depois.

Após uma longa procissão pela praça acompanhado por dezenas de bispos e cardeais, e seguindo leituras do evangelho, Francisco disse em sua homilia que era importante resistir às tentações do triunfalismo e permanecer humilde.

"Aclamações alegres na entrada de Jesus em Jerusalém, seguido por sua humilhação. Gritos festivos, seguidos de tortura brutal. Esse duplo mistério acompanha nossa entrada na Semana Santa a cada ano", disse ele.

A própria Igreja teve que resistir ao triunfalismo e mundanidade espiritual, acrescentou, chamando-os de "a tentação mais traiçoeira que ameaça a Igreja".

No final do serviço de duas horas, Francisco pediu à multidão que orasse pela paz, particularmente na Terra Santa e em todo o Oriente Médio.

O Domingo de Ramos marca o início de uma semana de atividades que levam ao domingo de Páscoa, o dia mais importante do calendário litúrgico cristão.

Na Quinta-Feira Santa, Francisco viajará para a cidade de Velletri, ao sul de Roma, para lavar e beijar os pés de 12 detentos em uma prisão para comemorar o gesto de humildade de Jesus com seus apóstolos na noite anterior à sua morte.

Na Sexta-Feira Santa, Francisco, marcando sua sétima temporada de Páscoa desde sua eleição em 2013, deve conduzir uma procissão da Via Crucis em torno do antigo Coliseu de Roma.

O líder de 82 anos dos 1,3 bilhões de católicos romanos do mundo lidera um culto de vigília na noite de sábado, e no Domingo de Páscoa ele lê a tradicional mensagem "Urbi et Orbi" (para a cidade e o mundo).

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoVaticano

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'