Mundo

Papa Francisco concederá bênção na Páscoa, mas presença em outras cerimônias ainda é incerta

Após tratamento por pneumonia, Papa Francisco concederá tradicional bênção de Páscoa, mas presença nas celebrações será decidida conforme sua saúde

Papa Francisco fará sua tradicional bênção de Páscoa, mas presença em outras celebrações depende da evolução de sua saúde. (Filippo Monteforte/Reuters)

Papa Francisco fará sua tradicional bênção de Páscoa, mas presença em outras celebrações depende da evolução de sua saúde. (Filippo Monteforte/Reuters)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 27 de março de 2025 às 11h21.

Tudo sobreFeriados
Saiba mais

O Papa Francisco, de 88 anos, fará sua tradicional bênção “urbi et orbi” no próximo domingo de Páscoa, 20 de abril, na Praça de São Pedro, conforme anunciou o Vaticano nesta quinta-feira, 27. O anúncio vem após o Pontífice passar semanas internado com uma grave pneumonia, que quase lhe custou a vida. A saúde frágil do Papa, que foi visto debilitado e com a voz trêmula ao deixar o hospital Gemelli, levantou dúvidas entre os fiéis sobre sua presença nas celebrações da Páscoa, a principal festividade do calendário católico.

Recuperação e cuidados médicos

O Pontífice foi internado por cinco semanas em um hospital de Roma e recebeu alta no último domingo, retornando ao Vaticano, onde segue em recuperação. Os médicos indicaram que Francisco continuará com terapias de reabilitação motora e respiratória por pelo menos dois meses. Durante esse período, ele não tem participado de eventos públicos.
A fragilidade do Papa, que apareceu visivelmente abatido após a alta, gerou incertezas sobre sua capacidade de participar das celebrações da Semana Santa. Embora o Vaticano tenha confirmado que Francisco fará a bênção “urbi et orbi” no Domingo de Páscoa, a Santa Sé não esclareceu se o Papa presidirá outras cerimônias religiosas importantes da Semana Santa.

“Urbi et orbi” e o calendário litúrgico

A bênção “urbi et orbi” (à cidade e ao mundo) é uma tradição anual do Papa, realizada sempre da varanda central da Basílica de São Pedro. Esta é uma das raras ocasiões em que o Pontífice concede uma bênção que abrange tanto a cidade de Roma quanto o mundo. Embora o Papa tenha a autoridade para delegar a celebração de missas e outros rituais a cardeais, ele é o único que pode proferir a bênção “urbi et orbi”.
A decisão sobre a presença de Francisco nas demais celebrações será tomada conforme a evolução de sua saúde nas próximas semanas, conforme indicado pelo Vaticano.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPáscoa

Mais de Mundo

Aeroporto internacional da Malásia sofre ataque e hackers exigem R$ 10 milhões

Trump cancela permissões de petroleiras que exportam petróleo da Venezuela

Yale e Harvard removem funcionários e reitora de Columbia se demite após pressão de Trump

Trump ameaça Irã com bombardeios e novas sanções se não houver acordo nuclear