Mundo

Papa Francisco celebra 80 anos e reflete sobre a velhice

O Vaticano informou que o pontífice conversou com cada um dos convidados sem-teto - quatro italianos, dois romenos, um moldavo e um peruano

Papa Francisco: "a velhice é a sede do conhecimento." (Tony Gentile/Reuters)

Papa Francisco: "a velhice é a sede do conhecimento." (Tony Gentile/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 17 de dezembro de 2016 às 11h39.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco celebra discretamente seus 80 anos neste sábado, com um café da manhã com oito indigentes e depois uma missa com cardeais.

O Vaticano informou que o pontífice conversou com cada um dos convidados sem-teto - quatro italianos, dois romenos, um moldavo e um peruano - e dividiu com eles doces argentinos, antes de seguir para a missa. O grupo ofereceu um buquê de girassóis ao papa. Os desabrigados foram convidados entre aqueles que vivem no entorno da Praça São Pedro.

Com os cardeais, o chefe da Igreja Católica tratou do processo de envelhecimento. "Há uns dias pensei numa palavra que parece horrível: velhice, um pensamento que assusta", comentou. Mas o religioso disse que logo se recordou das palavras de sua primeira saudação como papa, em 2013: "A velhice é a sede do conhecimento."

"Espero que seja o mesmo para mim", disse neste sábado aos cardeais.

Sábado é um dia de trabalho no Vaticano e o pontífice manteve o ritmo usual. Ele se reuniu com o presidente de Malta e teve audiência com um grupo secular.

Mas Francisco também recebeu felicitações de todos os cantos do mundo, tanto em mensagens pessoais como em comentários pela internet. O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que o papa "tem inspirado pessoas pelo mundo com sua mensagem de compaixão, esperança e paz".

O presidente italiano, Sergio Mattarella, destacou o chamado do papa aos europeus por solidariedade com os menos afortunados, em particular "os imigrantes e todos os que vivem às margens da sociedade".

Segundo o Vaticano, o papa já enviou bolos de aniversário suficientes para 1.500 pessoas nas cozinhas que servem os pobres e desabrigados em Roma. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaPapa Francisco

Mais de Mundo

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado

Novas tarifas sobre Canadá, China e México poderão gerar alta de 1,2% nos preços nos EUA

Detentos brasileiros tentam sair de presídio no Paraguai com documento falso