Mundo

Papa faz apelo para Ucrânia e Gaza, que passam por 'situação humanitária muito grave'

Pontífice destaca tragédias globais em sua tradicional mensagem, clamando por paz e justiça

Papa Francisco na mensagem de Natal: apelos por paz e solidariedade (Handout / VATICAN MEDIA/AFP)

Papa Francisco na mensagem de Natal: apelos por paz e solidariedade (Handout / VATICAN MEDIA/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 25 de dezembro de 2024 às 12h17.

Tudo sobrePapa Francisco
Saiba mais

O Papa Francisco fez um apelo nesta quarta-feira (25) para que as armas se calem e que divisões sejam superadas, durante sua mensagem tradicional de Natal, a "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo). Diante de milhares de fiéis reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano, o pontífice destacou os conflitos que continuam a afetar milhões de pessoas em Gaza, Ucrânia e outras regiões.

Francisco ressaltou a gravidade da situação humanitária na Faixa de Gaza, clamando por um cessar-fogo imediato, a libertação de reféns e apoio à população afetada pela guerra. O Papa também dirigiu suas palavras à Ucrânia, pedindo coragem para iniciar negociações e construir uma paz justa. “Tenha-se a audácia de abrir a porta às negociações”, declarou o pontífice, poucas horas após a Rússia lançar mais de 70 mísseis contra o sistema de energia ucraniano.

Natal silencioso em Belém

Na cidade de Belém, berço do cristianismo, as celebrações de Natal foram marcadas por um tom mais sóbrio devido à guerra em Gaza. O prefeito Anton Salman lamentou a ausência da tradicional árvore de Natal e de turistas. Já o patriarca latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, reforçou uma mensagem de esperança ao retornar de uma visita a Gaza. “Vi destruição e pobreza, mas também vi vida”, declarou.

Outros conflitos e solidariedade global

O Papa também mencionou conflitos na Venezuela, Nicarágua, Colômbia e outros países das Américas, pedindo soluções que promovam a harmonia social. Na Alemanha, o presidente Frank-Walter Steinmeier fez um apelo por união após o atropelamento em um mercado de Natal que deixou cinco mortos. Em Buenos Aires, uma ceia solidária reuniu cerca de três mil pessoas, um gesto de esperança em meio à crise social.

A mensagem de Natal do Papa Francisco reafirma o papel do diálogo e da solidariedade em tempos de conflito e sofrimento global.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPapasIgreja CatólicaNatalUcrâniaFaixa de Gaza

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia