Mundo

Papa faz 85 anos e se mostra preocupado com secularização

No começo da manhã desta segunda, o papa oficiou uma missa na Capela Paulina do Palácio Apostólico

O papa Joseph Ratzinger passa a ser o terceiro pontífice mais velho da história da Igreja, ficando atrás de Leão XII, que viveu 93 anos, e Clemente X, que chegou aos 86 (Filippo Monteforte/AFP)

O papa Joseph Ratzinger passa a ser o terceiro pontífice mais velho da história da Igreja, ficando atrás de Leão XII, que viveu 93 anos, e Clemente X, que chegou aos 86 (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2012 às 11h23.

Cidade do Vaticano - O papa Bento XVI completou 85 anos nesta segunda-feira e, além de ter recebido felicitações de todo o mundo, aproveitou a data para mostrar toda sua preocupação com a situação na Síria e também com o avanço da secularização e do relativismo.

Nascido em Marktl am Inn (Baviera, na Alemanha), no dia 16 de abril de 1927, o papa Joseph Ratzinger passa a ser o terceiro pontífice mais velho da história da Igreja, ficando atrás de Leão XII, que viveu 93 anos, e Clemente X, que chegou aos 86.

Apesar da idade avançada, Ratzinger segue uma agenda movimentada de trabalho. Isso porque, antes de celebrar seu aniversário, o papa passou pelo México, por Cuba e ainda celebrou os ritos da Semana Santa, onde expressou sua preocupação com a situação no Oriente Médio, especialmente na Síria, e na África.

No próximo dia 13 de maio, Bento XVI seguirá para a cidade italiana de Arezzo, no centro do país. Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, o pontífice estará em Milão, onde participará do 7ª Encontro Mundial da Família - instituição considerada fundamental para o pontífice.

Entre os dias 14 e 16 de setembro, o papa seguirá ao Líbano para assinar e entregar aos bispos do Oriente Médio a exortação pós-sinodal (documento final) do Sínodo de Bispos para o Oriente Médio realizado em outubro de 2010, no Vaticano.

Bento XVI passará seu aniversário no Vaticano e como qualquer outro dia, ou seja, trabalhando. No entanto, o pontífice deverá receber a visita do irmão Georg Ratzinger, de 88 anos. Georg, que também é sacerdote, virá de Regensburg, na Alemanha, especialmente para ocasião.

No começo da manhã desta segunda, o papa oficiou uma missa na Capela Paulina do Palácio Apostólico, assistida pelo ministro presidente da Baviera (Alemanha), Horst Seehofer, por bispos e 170 fiéis bávaros.

Na próxima quinta-feira, dia 19 abril, Bento XVI celebrará o sétimo aniversário de sua escolha como sucessor do apóstolo Pedro no Conclave realizado em 2005 após a morte de João Paulo II.

Acompanhe tudo sobre:Bento XVICatólicosPapasReligião

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'