Mundo

Papa excomunga dois bispos chilenos por alegações de abuso sexual

Um comunicado do Vaticano em espanhol disse que a decisão do papa foi definitiva e não estava aberta a apelações

Papa Francisco: excomungar implica a expulsão do sacerdócio (Max Rossi/Reuters)

Papa Francisco: excomungar implica a expulsão do sacerdócio (Max Rossi/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 13 de outubro de 2018 às 11h07.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco excomungou dois bispos chilenos envolvidos em um escândalo de abuso sexual de ampla repercussão no país sul-americano, disse o Vaticano neste sábado.

O Vaticano identificou os dois homens como Francisco José Cox Huneeus, arcebispo emérito da cidade de La Serena, e Marco Antonio Órdenes Fernández, arcebispo emérito de Iquique.

Um comunicado do Vaticano em espanhol disse que a decisão do papa foi definitiva e não estava aberta a apelações, referindo-se a um cânone da Igreja que trata sobre crimes de abuso sexual contra menores.

Excomungar implica a expulsão do sacerdócio. É a punição mais rígida que a Igreja pode aplicar a um membro do clero e é uma ação raramente tomada contra bispos.

No começo deste mês, a ordem religiosa à qual Cox pertence, dos Padres de Schoenstatt, disse que o Vaticano estava investigando uma acusação contra ele relacionada ao abuso sexual de um menor na Alemanha, em 2004.

Cox não pôde ser encontrado para comentar o assunto. Acredita-se que ele retornou à Alemanha depois de um período no Chile.

De acordo com a imprensa chilena, Órdenes, que renunciou como bispo de Iquique em 2012 quando estava sendo investigado pelo Vaticano, foi acusado, alguns anos atrás, de molestar um coroinha de 17 anos.

Acredita-se que ele está vivendo em algum lugar no Chile. Não foi possível encontrá-lo imediatamente para um comentário.

No mês passado, o papa Francisco excomungou o padre chileno Fernando Karadima, de 88 anos, que abusou sexualmente de adolescentes durante muitos anos e que está no centro de um escândalo mais amplo de abusos, que ainda está sendo investigado.

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualChilePapa Francisco

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia