Mundo

Papa encoraja cristãos a viver o Evangelho com ardor

A mensagem é dirigida ao 13º Encontro de Comunidades Eclesiais de Base do Brasil, realizado em Juazeiro do Norte, no Ceará, e que termina no próximo sábado


	Papa Francisco acena: segundo o pontífice, as CEBs são um instrumento que permite ao povo "chegar a um conhecimento maior da Palavra de Deus
 (Alessandro Bianchi/Reuters)

Papa Francisco acena: segundo o pontífice, as CEBs são um instrumento que permite ao povo "chegar a um conhecimento maior da Palavra de Deus (Alessandro Bianchi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2014 às 17h00.

Fortaleza - O papa Francisco encorajou os membros das comunidades cristãs de base do Brasil a "viver com renovado ardor os compromissos do Evangelho de Jesus no seio da sociedade brasileira", segundo uma mensagem divulgada nesta quarta-feira pela Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).

A mensagem é dirigida ao 13º Encontro de Comunidades Eclesiais de Base do Brasil, realizado em Juazeiro do Norte, no Ceará, e que termina no próximo sábado.

"Convido a todos a vivê-lo como um encontro de fé e de missão, de discípulos missionários que caminham com Jesus, anunciando e testemunhando com os pobres a profecia dos "novos céus e da nova terra".

A CNBB destaca que se trata da primeira mensagem que um papa envia a um encontro que congrega cristãos de base, um movimento que ganhou força na década de 1970, ao calor da Teologia da Libertação.

Na mensagem, Francisco lembrou o Documento de Aparecida, fruto da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada no Brasil em 2007 e da qual Jorge Mario Bergoglio, na época arcebispo de Buenos Aires, participou.

Segundo o pontífice, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são um instrumento que permite ao povo "chegar a um conhecimento maior da Palavra de Deus, ao compromisso social em nome do Evangelho, ao surgimento de novos serviços leigos e à educação da fé dos adultos"

O papa também afirmou que as Comunidades de Base "trazem um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja". Além disso, Francisco pediu que as congregações "não percam o contato com esta realidade muito rica da paróquia local e que se integrem de bom grado na pastoral orgânica da Igreja particular".

O 13º Encontro de Comunidades Eclesiais de Base do Brasil foi convocado sob o lema "CEBs, Romeiras do Reino, no Campo e na Cidade", sobre o qual Francisco também fez alusão em sua mensagem.

"Todos devemos ser romeiros, no campo e na cidade, levando a alegria do Evangelho a cada homem e a cada mulher. Desejo do fundo do meu coração que as palavras de São Paulo: "Ai de mim se eu não pregar o Evangelho". 

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPapa FranciscoPapasReligião

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação