Mundo

Papa emérito Bento 16 volta ao Vaticano na quinta

Bento 16 deverá viver sua aposentadoria em um convento restaurado perto de onde seu sucessor lidera a Igreja Católica


	Bento XVI recebe o papa Francisco em Castel Gandolfo: presença de um papa reinante e de um ex-papa é uma situação nova para a Igreja
 (REUTERS/Osservatore Romano)

Bento XVI recebe o papa Francisco em Castel Gandolfo: presença de um papa reinante e de um ex-papa é uma situação nova para a Igreja (REUTERS/Osservatore Romano)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2013 às 10h32.

Vaticano - O papa emérito Bento 16 voltará ao Vaticano na quinta-feira para viver sua aposentadoria em um convento restaurado perto de onde seu sucessor, o papa Francisco, agora lidera a Igreja Católica, informou o Vaticano.

Bento está morando na residência papal de verão ao sul de Roma desde 28 de fevereiro, quando se tornou o primeiro papa nos tempos modernos a abdicar. Ele ficou lá enquanto obras estavam sendo feitas no convento dentro do Vaticano onde deve viver o restante de seus dias.

A presença de um papa reinante e de um ex-papa é uma situação nova para a Igreja, mas especialistas dizem que ela só causaria dificuldades caso Bento tentasse influenciar as decisões de Francisco, algo que ele prometeu não fazer.

Pouco antes de sua renúncia, Bento 16, de 86 anos e com a saúde debilitada, disse que iria se "retirar em oração" e viveria seus dias restantes "escondido do mundo".

Alguns estudiosos da Igreja temem que, caso Francisco desfaça algumas das políticas de Bento 16 enquanto ele ainda está vivo, o ex-papa poderia tornar-se um foco para conservadores e polarizar a Igreja.

Bento agora veste uma batina branca simples, sem uma capa, enquanto Francisco usa uma batina branca com uma capa curta, o traje tradicional para um papa.

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIIgreja CatólicaPaíses ricosPapasReligiãoVaticano

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA