Mundo

Papa e Rajoy abordam crise da Espanha e pedem diálogo

O Vaticano ressaltou o trabalho de "Caritas e outras associações caridosas eclesiais a favor dos mais necessitados"

Papa Francisco recebe camiseta da seleção espanhola, presente do premiê Mariano Rajoy (e) : ambos destacaram as "boas relações bilaterais entre a Santa Sé e a Espanha" (Alessandra Tarantino/Reuters)

Papa Francisco recebe camiseta da seleção espanhola, presente do premiê Mariano Rajoy (e) : ambos destacaram as "boas relações bilaterais entre a Santa Sé e a Espanha" (Alessandra Tarantino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2013 às 10h29.

Cidade do Vaticano - O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, trocou nesta segunda-feira opiniões com o papa Francisco sobre "a difícil situação econômica e financeira mundial que a Espanha enfrenta" e "a necessidade de diálogo diante da situação político-institucional atual do país".

Assim manifestou o Vaticano em comunicado após o encontro que o papa Francisco concedeu a Rajoy, que depois se reuniu com o secretário de Estado da Santa Sé, o cardeal Tarcisio Bertone, e com o "ministro das Relações Exteriores", Dominique Mamberti.

"Durante a conversa, desenvolvida em um ambiente de cordialidade, houve uma troca de opiniões sobre a difícil situação econômica e financeira mundial que a Espanha enfrenta assim como outros países europeus, e que gerou uma grave crise do emprego, afetando várias famílias, particularmente os jovens", assinalou o comunicado.

Nesse contexto, acrescentou o Vaticano, "foi expressada a proximidade da Igreja e se destacou o notável trabalho que realizam a Caritas e outras associações caridosas eclesiais a favor dos mais necessitados".

No diálogo também foi analisada a situação político-institucional atual do país, "reconhecendo a necessidade de diálogo entre todos os componentes da sociedade baseado no respeito mútuo e que leve em conta valores como a justiça e a solidariedade em busca do bem comum".

O papa e Rajoy também destacaram as "boas relações bilaterais entre a Santa Sé e a Espanha", "que, no espírito dos Acordos de 1979, se consolidaram cada vez mais e a outros temas de atualidade e de interesse para a Igreja no país".

Francisco e o presidente do governo espanhol falaram do casamento e da família e da importância da educação religiosa".

Outro tema abordado foi o da situação internacional, com foco na América Latina. 

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEspanhaEuropaPapa FranciscoPapasPiigs

Mais de Mundo

Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV

Houthis pedem que Trump pare de apoiar Israel se quiser a paz no Oriente Médio

Biografia de Pepe Mujica: ele foi agricultor, preso político e presidente

Quem é Lucía Topolansky, mulher de Pepe Mujica