Mundo

Papa diz que seu pontificado teve momentos "difíceis"

Apesar das dificuldades, Bento XVI afirmou que sempre se sentiu guiado e protegido por Deus


	Bento XVI: "as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir", disse
 (Filippo Monteforte/AFP)

Bento XVI: "as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir", disse (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 08h34.

Cidade do Vaticano - Bento XVI, que nesta quinta-feira deixará de ser papa, disse hoje que em seus quase oito anos de pontificado teve momentos de alegria e luzes, mas também "momentos difíceis", mas que sempre se sentiu guiado e protegido por Deus.

"O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir", afirmou o papa durante sua última audiência como pontífice.

Bento XVI disse que se sentiu como são Pedro com os apóstolos na barca no lago da Galiléia e que sempre soube que o Senhor estava na barca.

"E sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas sua e não a deixa se afundar. É Ele quem a conduz, certamente, através dos homens que elegeu. Esta é uma certeza que nada pode ofuscar e é por isso que meu coração está cheio de agradecimento a Deus, porque não me fez faltar a toda a Igreja e também seu consolo, sua luz e seu amor", acrescentou. 

Acompanhe tudo sobre:Bento XVICatólicosIgreja CatólicaPaíses ricosPapasVaticano

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo