Mundo

Papa diz que favelas são "feridas" causadas por desigualdade

Em primeira visita ao continente, pontífice exortou os governos africanos a fazerem mais para tirar o povo da pobreza

Pessoas seguram cartazes com retratos do papa Francisco no Quênia (Stefano Rellandini/REUTERS)

Pessoas seguram cartazes com retratos do papa Francisco no Quênia (Stefano Rellandini/REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2015 às 08h15.

Nairóbi - O papa Francisco visitou uma favela de Nairóbi nesta sexta-feira e definiu essas comunidades como "feridas" abertas por uma rica e poderosa elite, e exortou os governos africanos a fazerem mais para tirar o povo da pobreza.

Em sua primeira visita ao continente, o pontífice tem defendido a luta pelos pobres, tanto em declarações públicas como no seu modo de vida, evitando as vantagens institucionais do Vaticano.

Mesmo antes de se tornar o primeiro papa da América Latina, em 2013, o argentino era conhecido como o "bispo-favela" por causa de suas frequentes visitas a essas comunidades de Buenos Aires.

O Quênia é a primeira parada em sua turnê pela África, que também o levará para Uganda e a República Centro-Africana, uma nação pobre, dilacerada por conflitos sectários entre muçulmanos e cristãos.

Ao fazer um apelo ao diálogo religioso e a medidas para enfrentar as mudanças climáticas, quando visitou os escritórios da ONU em Nairóbi, Francisco se voltou para os temas da desigualdade e a pobreza, que têm sido sua principal preocupação em homilias e discursos.

Em seu último dia no Quênia, o papa visitou o distrito de Kangemi, em Nairóbi, um bairro de estradas esburacadas, esgotos a céu aberto e barracos precários, localizado a algumas centenas de metros de blocos de apartamentos em edifícios inteligentes e condomínios fechados.

Dirigindo-se aos moradores das favelas, trabalhadores de entidades beneficentes e o clero, em uma igreja local, o papa falou da "injustiça terrível da exclusão urbana" representada em tais áreas pobres.

"Estas são as feridas infligidas por minorias que se agarram ao poder e riqueza, que egoisticamente desperdiçam enquanto uma crescente maioria é forçada a fugir para periferias abandonadas, sujas e degradadas", disse.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaPapa FranciscoPapasPobreza

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado