Mundo

Papa diz que é preciso imitar a generosidade e humildade dos Reis Magos

Francisco disse que só os Magos viram a estrela no céu que os guiou até o presépio onde nasceu Jesus

Papa Francisco (Tony Gentile/Reuters)

Papa Francisco (Tony Gentile/Reuters)

E

EFE

Publicado em 6 de janeiro de 2019 às 10h47.

Cidade de Vaticano, 6 jan (EFE).- O papa Francisco pediu neste domingo que as pessoas imitem a generosidade dos Reis Magos e tomem o caminho do amor humilde, durante a homilia pronunciada por ocasião da tradicional missa da Solenidade da Epifania do Senhor.

"Para encontrar Jesus é preciso planejar um itinerário diferente, é preciso tomar um caminho alternativo, o caminho do amor humilde. E é preciso mantê-lo", afirmou o papa durante a celebração na Basílica de São Pedro.

Francisco disse que só os Magos viram a estrela no céu que os guiou até o presépio onde nasceu Jesus.

"Hoje somos convidados a imitar os magos. Eles não discutem, mas caminham; não ficam olhando, mas entram na casa de Jesus; não ficam no centro, mas se prostram diante dele, que é o centro; não se obstinam em seus planos, mas se mostram disponíveis a tomar outros caminhos", continuou Francisco.

O pontífice ressaltou que "para vestir o traje de Deus, que é simples como a luz, é necessário se desfazer primeiro dos vestidos pomposos".

E advertiu aos fiéis: "quantas vezes seguimos os sedutores resplendores do poder e da fama, convencidos de prestar um bom serviço ao evangelho. Mas assim voltamos o foco de luz para a parte equivocada, porque Deus não está lá. A sua luz tênue brilha no amor humilde".

"Quantas vezes, inclusive como Igreja, tentamos brilhar com luz própria. Mas nós não somos o sol da humanidade. Somos a lua que, apesar de suas sombras, reflete a luz verdadeira, a do senhor: ele é a luz do mundo, ele, não nós", acrescentou.

Nesta festa da Epifania, o papa disse que "os magos vão ao senhor não para receber, mas para dar".

E lembrou do ouro, do incenso e da mirra mencionados nos evangelhos como símbolos dos presentes que se devem dar a Deus.

"O ouro nos lembra que a Deus é preciso dar sempre o primeiro lugar, não nos considerando auto-suficientes, mas necessitados", o incenso é "a oração, que da mesma forma que o incenso necessita queimar para perfumar, necessita também queimar um pouco de tempo, e fazê-lo de verdade, não só com palavras", e a mirra, símbolo da atenção aos mais frágeis.

A tradicional missa da Epifania começou às 10h local (7h, em Brasília), e após a conclusão, Francisco se dirigiu ao palácio apostólico para rezar o Ângelus desde sua janela para os milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro. EFE

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoReligiãoVaticano

Mais de Mundo

Argentina aposta em 11 mercados de Américas e Europa para atrair turistas estrangeiros

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial