Mundo

Papa descarta renúncia em caso de dificuldade

O pontífice argentino, de 79 anos, respondia a perguntas dos participantes no 6º Congresso Mundial da Rede educacional Scholas Occurrentes


	Papa Francisco: o pontífice argentino, de 79 anos, respondia a perguntas dos participantes no 6º Congresso Mundial da Rede educacional Scholas Occurrentes
 (Stefano Rellandini / Reuters)

Papa Francisco: o pontífice argentino, de 79 anos, respondia a perguntas dos participantes no 6º Congresso Mundial da Rede educacional Scholas Occurrentes (Stefano Rellandini / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2016 às 11h06.

O Papa Francisco descartou neste domingo à noite a possibilidade de renunciar, garantindo seu desejo de "avançar" em sua difícil tarefa à frente de uma Igreja de 1,2 bilhão de católicos, informou nesta segunda-feira o Vaticano.

O pontífice argentino, de 79 anos, respondia a perguntas dos participantes no 6º Congresso Mundial da Rede educacional Scholas Occurrentes.

No final de domingo, diante de um público de renome, incluindo os americanos George Clooney e Richard Gere, e jovens "youtubeurs", Francisco assegurou que "não pensava em renunciar" por causa de sua "responsabilidades".

"Eu estou contando um segredo... eu não esperava ser eleito e isso foi uma surpresa para mim, mas desde aquele momento, Deus me deu uma paz que continua até hoje. E isso me empurra para a frente, é a graça que recebi", declarou em resposta a uma pergunta.

"Por natureza, sou um pouco inconsciente e então vou em frente", acrescentou.

Em várias conferências de imprensa e entrevistas nos últimos anos, Francisco deu a entender que poderia renunciar, seguindo o exemplo de seu antecessor, Bento XVI, que, segundo ele, estabeleceu a categoria dos "papas eméritos".

Os atores Salma Hayek, George Clooney e Richard Gere receberam a "Medalha da Oliveira" por seu compromisso com a educação.

Apoiada desde o início pelo papa argentino, a rede internacional Scholas Occurrentes também convidou os jovens do mundo inteiro a postar perguntas ao Papa no site "Ask pope Francis".

O 6º Congresso Mundial teve a participação de cerca de 400 representantes da comunicação, da arte, do esporte e tecnologia, procedentes de 190 países.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPaíses ricosPapa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto