Mundo

Papa critica países que fecham as portas para imigrantes

Apelo do papa, feito no final de sua audiência-geral semanal, acontece num momento de crescente debate na Europa sobre como lidar com a crise de imigração


	O papa Francisco: "convido todos vocês a pedir perdão para as pessoas e instituições que fecham as portas para essas pessoas que estão buscando uma família"
 (Alberto Pizzoli/AFP)

O papa Francisco: "convido todos vocês a pedir perdão para as pessoas e instituições que fecham as portas para essas pessoas que estão buscando uma família" (Alberto Pizzoli/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2015 às 08h22.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco pediu nesta quarta-feira respeito aos imigrantes e sugeriu que "pessoas e instituições" que fecham as portas para eles devem buscar o perdão de Deus.

O apelo do papa, feito no final de sua audiência-geral semanal, aconteceu num momento de crescente debate na Europa sobre como lidar com a crise de imigrantes, que inclui confrontos na fronteira franco-italiana entre a polícia e imigrantes.

"Convido todos vocês a pedir perdão para as pessoas e instituições que fecham as portas para essas pessoas que estão buscando uma família, que estão buscando ser protegidas", disse o papa em declarações de improviso, feitas com voz séria.

França e Áustria reforçaram o controle de fronteira para os imigrantes que chegam da Itália, recusando centenas de pessoas e deixando um grande número de imigrantes acampados em estações de trem em Roma e Milão.

Em um sinal da discordância sobre como lidar com a crise, o premiê italiano, Matteo Renzi, ameaçou retaliar se outros países da UE não aceitarem receber sua parcela dos refugiados que chegam ao bloco pelo litoral italiano.

O papa pediu orações para que a "dignidade humana seja sempre respeitada" e fez um apelo à comunidade internacional para "trabalhar junta e de forma eficiente para prevenir as causas da imigração forçada".

Acompanhe tudo sobre:EuropaImigraçãoPapasPapa Francisco

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista