Mundo

Papa cancela viagem a Dubai para participar da COP28, informa Vaticano

De acordo com comunicado, pontífice está gripado e com inflamação pulmonar

Papa Francisco: Pontífice é o chefe da Igreja Católica Romana ( Agence France-Presse/AFP)

Papa Francisco: Pontífice é o chefe da Igreja Católica Romana ( Agence France-Presse/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de novembro de 2023 às 16h16.

O papa Francisco cancelou sua viagem planejada para a reunião climática COP28 em Dubai, devido a uma gripe e inflamação pulmonar, disse o Vaticano nesta terça-feira, 28. Estava programada uma visita de três dias ao país dos Emirados Árabes a partir desta sexta-feira.

Em comunicado, o Vaticano confirma que a razão do cancelamento são os problemas de saúde que o papa vem enfrentando nos últimos meses.

— Hoje não posso olhar pela janela, porque tenho este problema de inflamação pulmonar. A ler a reflexão estará Monsenhor Paolo Braida que a conhece bem, porque é ele quem a faz e sempre faz tão bem. Obrigada pela sua presença — , disse Francisco, em uma transmissão ao vivo.

O Papa está recebendo antibióticos por via intravenosa para tratar a inflamação pulmonar e vai limitar as suas atividades nos próximos dias para se recuperar, apesar de estar "bem", segundo o Vaticano.

Segundo o porta-voz Matteo Bruni, exames realizados em um hospital de Roma no último sábado excluiu a possibilidade de pneumonia, mas detectou uma inflamação nos pulmões que causa dificuldades respiratórias.

"O estado do Papa é bom e estável, não tem febre e a sua condição respiratória está melhorando. Para facilitar a recuperação do Papa, alguns compromissos importantes que estavam agendados para estes dias foram adiados para que ele possa dedicar o seu tempo e energia (à recuperação)", diz o texto.

Acompanhe tudo sobre:COP28Exame na COP28Papa Francisco

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos