Mundo

Papa anunciará em setembro data de canonizações

Pontífice anunciará em 30 de setembro a data da dupla canonização de seus antecessores João Paulo II e João XXIII, prevista para o primeiro semestre de 2014


	Papa Francisco: pontífice havia anunciado a canonização simultânea de dois homens muito diferentes que representam duas faces complementares da Igreja
 (Alessandro Bianchi/AFP)

Papa Francisco: pontífice havia anunciado a canonização simultânea de dois homens muito diferentes que representam duas faces complementares da Igreja (Alessandro Bianchi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2013 às 13h04.

Cidade do Vaticano - O Papa Francisco anunciará em 30 de setembro a data da dupla canonização de seus antecessores João Paulo II e João XXIII, prevista para o primeiro semestre de 2014, confirmou nesta terça-feira o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o cardeal Angelo Amato.

Entrevistado pela Rádio Vaticano, o prelado italiano recordou que o próprio Papa anunciou em seu retorno ao Brasil em julho que a canonização "deve ocorrer não de maneira iminente - ou seja, nos últimos meses de 2013, mas em 2014".

"A data precisa será anunciada pelo Papa em 30 de setembro, durante o consistório que presidirá, o consistório para os santos, especificamente sobre estas duas canonizações", disse ele.

"Nesta ocasião, o Papa indicará a data oficial, conhecida apenas por ele", acrescentou o cardeal Amato.

Angelo Giuseppe Roncalli (João XXIII) foi Papa de 1958 a 1963 e abriu os trabalhos do Concílio Vaticano II em 1962. O primeiro Papa polonês da história, João Paulo II, teve o pontificado mais longo do século XX (1978-2005).

Francisco havia indicado a repórteres no avião que o trouxe de volta ao Vaticano que consultou o cardeal polonês Stanislaw Dziwisz, ex-secretário de Wojtyla, que sugeriu duas possibilidades: Cristo Rei, em 24 de novembro, ou Domingo da Divina Misericórdia (o primeiro domingo depois da Páscoa, 27 de abril de 2014).


"Eu acredito restar pouco tempo para o Cristo Rei este ano", disse o pontífice, parecendo descartar a primeira alternativa.

O Domingo da Divina Misericórdia foi criado por João Paulo II em 30 de abril de 2000, data da canonização de Faustina Kowalska (Santa Faustina).

João Paulo II morreu na véspera da Divina Misericórdia em 2005. Sua beatificação foi celebrada em 1º de maio de 2011, Domingo da Divina Misericórdia, por Bento XVI.

Papa mais popular da história, a canonização de Karol Wojtyla deve atrair centenas de milhares de devotos, principalmente da Polônia, como a sua beatificação. Já João XXIII continua a ser muito amado, especialmente na Itália.

Francisco havia anunciado em julho a canonização simultânea de dois homens muito diferentes que representam duas faces complementares da Igreja: um Papa missionário e itinerante e um Papa pastor próximo ao fiéis simples.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPaíses ricosPapa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Cuba considera “muito danoso” efeito de voltar a lista de países que patrocinam terrorismo

Musk poderá comprar TikTok se ele quiser, diz Trump

Presidente do Panamá envia carta à ONU criticando comentários de Trump sobre Canal durante posse

México devolverá a países de origem migrantes afetados pelas restrições de Trump