Mundo

Papa alerta sobre tentações 'populistas' durante visita à cidade italiana de Trieste

"A democracia não goza de boa saúde no mundo", lamentou o pontífice argentino durante um discurso neste domingo, quando franceses vão às urnas em uma eleição incerta

Papa Francisco 07 de julho de 2024 (ANDREAS SOLARO/AFP)

Papa Francisco 07 de julho de 2024 (ANDREAS SOLARO/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 7 de julho de 2024 às 10h34.

O papa Francisco alertou neste domingo, 7, às "tentações ideológicas e populistas" e ao estado da democracia no mundo durante uma visita à cidade italiana de Trieste, no nordeste do país.

"A democracia não goza de boa saúde no mundo", lamentou o pontífice argentino durante um discurso para quase 1.000 pessoas no Centro de Congressos para o encerramento da 50ª Semana Social organizada pela Igreja italiana.

Sem mencionar nenhum país, Francisco alertou contra as "tentações ideológicas e populistas", no momento em que a França realiza o segundo turno das eleições legislativas, no qual a extrema direita pode se tornar pela primeira vez o partido maioritário e até mesmo chegar ao governo.

"As ideologias são sedutoras. Alguns as comparam ao flautista de Hamelin. Elas são sedutoras, mas levam você a negar a si mesmo", disse ele, em referência ao conto popular.

Também expressou sua preocupação pelo aumento da abstenção em todo o mundo e questionou esta baixa participação eleitoral.

Jorge Bergoglio convidou os fiéis a se afastarem "da polarização que empobrece" e afirmou que a democracia atual enfrenta diversos obstáculos, citando a "corrupção", a exclusão social, a marginalização e a indiferença.

Esta é a terceira visita do jesuíta argentino a uma cidade italiana este ano, depois das viagens a Veneza, em abril, e a Verona, em maio, em um momento em que o pontífice de 87 anos sofre de vários problemas de saúde e se locomove regularmente em cadeiras de rodas.

Em setembro, o papa viajará para a Ásia e a Oceania, a visita mais longa de seu pontificado.

O argentino de 87 anos chegou de helicóptero pouco antes das 8h locais (3h em Brasília) a Trieste, cidade com 200 mil habitantes localizada às margens do Mar Adriático, na fronteira com a Eslovênia, e capital da região autônoma de Friuli-Venezia Giulia.

Durante a visita, Francisco se reuniu com autoridades religiosas, acadêmicos, migrantes e pessoas com deficiência e depois celebrou uma missa diante de 8.500 fiéis na praça Unità d'Italia, a principal da cidade. Ao meio-dia ele iniciou seu retorno a Roma.

Jorge Bergoglio não viajava ao exterior desde sua visita a Marselha, sul de França, em setembro de 2023.

Depois de sofrer vários problemas de saúde que o obrigaram a cancelar compromissos importantes, nas últimas semanas o papa parece estar em melhores condições físicas.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPolítica

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino