Mundo

Panetta diz que EUA estão prontos para provocações da Coreia

Panetta assinalou que a Coreia tem a opção de "negociar" os assuntos que preocupam a comunidade internacional ou continuar com este "comportamento provocador"


	Leon Panetta: secretário desejou que o país asiático "decida que é melhor fazer parte da comunidade internacional"
 (Saul Loeb/AFP)

Leon Panetta: secretário desejou que o país asiático "decida que é melhor fazer parte da comunidade internacional" (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2013 às 17h26.

Washington - O secretário de Defesa americano, Leon Panetta, disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos estão "totalmente preparados" para "qualquer tipo de provocação" da Coreia do Norte, que ameaçou fazer um teste nuclear.

Em entrevista coletiva, Panetta assinalou que a Coreia tem a opção de "negociar" os assuntos que preocupam a comunidade internacional ou continuar com este "comportamento provocador".

"Os EUA estão totalmente preparados, continuamos preparados, para lidar com qualquer tipo de provocação da Coreia do Norte", afirmou o secretário.

No entanto, desejou que o país asiático "decida que é melhor fazer parte da comunidade internacional".

Panetta destacou que, "se levarem adiante o teste sobre o qual estão falando", isso representaria uma "nova violação" das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e da lei internacional.

Quando foi perguntado por sinais nos últimos dias sobre a realização desse teste, ressaltou que "têm a capacidade de fazer este teste de uma forma que é muito difícil determinar se o realizaram ou não".

A Coreia do Norte já realizou testes nucleares em 2006 e 2009 e conseguiu avanços importantes em sua tecnologia de mísseis com o lançamento em dezembro de um foguete, supostamente com fins científicos, que na terça-feira foi condenado pelo Conselho de Segurança da ONU.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô